Como escolher um bom palestrante para o seu evento corporativo - Fildi Como escolher um bom palestrante para o seu evento corporativo - Fildi

Blog

fique por dentro das nossas novidades

Como escolher um bom palestrante para o seu evento corporativo

Escolher um bom palestrante para evento corporativo pode parecer uma tarefa complicada inicialmente. São inúmeros os cuidados que você deve ter na hora de pensar em um nome para apresentar ao público. No entanto, não precisa se preocupar! Com dicas certeiras, é mais que possível montar uma ação bem-sucedida no segmento.

Além de organizar a estrutura de iluminação, o som e a limpeza do local, também é preciso pensar em diferentes formas de preservar a imagem da empresa durante uma atividade aberta. Por isso, evite considerar apenas as questões de orçamento. O grande segredo está em montar um planejamento completo baseado em pesquisas.

Quer saber mais sobre o assunto? Mostraremos no post de hoje tudo o que deve ser considerado ao escolher o profissional que vai conquistar seu público. Acompanhe!

Escolha um ambiente adequado

A ambientação é a primeira impressão que o público terá do evento. Se ela for ruim, pode comprometer a imagem até do melhor orador. Tenha em mente que é preciso conhecer de forma detalhada o perfil dos participantes para evitar algumas gafes e acertar na produção do conteúdo.

Idealize, desde o início da organização, um objetivo principal para basear todas as etapas do evento. Em relação ao local escolhido, garanta que ele tenha iluminação correta, assentos voltados adequadamente para o orador e equipamentos funcionais, testando-os antes do grande dia para permitir a substituição dos que estão problemáticos.

Avalie também as questões de segurança e acessibilidade, prezando pela tranquilidade dentro e fora do ambiente escolhido. O bem-estar do público deve ser um dos primeiros itens na lista de preocupações, afinal, ninguém consegue aproveitar uma palestra com poucos sanitários e sem condições para uma boa alimentação. Sendo assim, procure por uma opção que tenha uma estrutura compatível com o tamanho da lista de participantes.

Veja outros pontos que precisam ser considerados antes de tomar a decisão final:

  • possibilidades de acesso para fornecedores;
  • tamanho do camarim;
  • espaço para a produção;
  • estrutura do palco;
  • alvará de funcionamento;
  • equipe de primeiros socorros;
  • vagas de estacionamento;
  • climatização.

Faça uma pesquisa detalhada

Uma vez que esteja tudo certo com o ambiente, é hora de escolher o palestrante, que precisa ter domínio de um assunto relevante para o seu público e uma série de outras características favoráveis que devem influenciar na sua escolha.

Converse com outros produtores e descubra se o profissional cotado é comprometido e pontual. Além de ser constrangedor atrasar o evento e ter que “enrolar” a plateia, há participantes que vieram de outras cidades e podem se irritar com a empresa envolvida.

Outro traço relevante é a autenticidade. Falar de coração garante que o assunto não seja mera reprodução do que dizem os manuais, o que conquista o público automaticamente. A organização também conta bastante. Por isso, um mês antes da palestra, é interessante que o orador já tenha seu material bem encaminhado.

Ter senso de humor pode tornar uma fala longa agradável e empolgante, mas peça cuidado para não haver exageros que façam com que o conteúdo se perca. É interessante que o palestrante fique confortável no palco, afinal, mesmo com todos os cuidados tomados, imprevistos acontecem e pode ser preciso ter jogo de cintura até mesmo para salvar o evento.

Lembre-se de que é preciso fazer acertos após a contratação. Estabeleça desde o início se ele terá que cuidar da própria estadia e transporte ou se isso será providenciado pela empresa. O ideal é oferecer o máximo de comodidade possível para que a prioridade do trabalho seja a preparação do conteúdo específico.

Não é o ambiente mais caro e nem o palestrante mais famoso que vão garantir o sucesso do seu evento, porém, se essas questões não forem bem cuidadas, elas podem prejudicar bastante a experiência do público.

Considere o formato do evento

Antes de optar por um profissional, avalie cuidadosamente o cronograma e o perfil do evento. Quando se trata de um seminário, por exemplo, é indispensável investir em alguém com bastante experiência no assunto para manter o interesse do público sem oscilações. Tudo depende do nível de profundidade necessário no momento de transmitir o conhecimento.

Pense também sobre qual estilo de profissional é o mais indicado para cada tipo de situação. Caso seja um treinamento de vendas específico, a melhor escolha pode ser um representante da própria área de mercado com boa oratória. O grande diferencial está em saber identificar as necessidades alinhadas no formato do trabalho.

Imagine um comediante falando sobre investimentos de riscos. Claramente, o público terá dificuldades de identificação na hora de levar as dicas a sério. Seja um workshop, palestra, curso ou seminário, a forma como o assunto precisa ser abordado é um dos pontos que direciona a escolha final.

Tenha cuidado com vídeos de divulgação

Por mais que você receba boas recomendações dos palestrantes, tenha muita atenção ao assistir vídeos de divulgação. Hoje em dia, a maioria dos profissionais da área possui páginas nas redes sociais com um amplo material promocional. Basear sua escolha para o evento apenas no que foi postado pode ser um plano muito arriscado.

Isso porque, na hora de vender o trabalho, é comum que apenas os melhores momentos apareçam. Durante a pesquisa detalhada, procure também por comentários sobre o desempenho na internet. Outra proposta interessante é ir além do conteúdo inserido no canal virtual dos palestrantes.

Veja vídeos em diferentes plataformas virtuais, caso estejam disponíveis, e converse com outras pessoas sobre as opções pré-selecionadas. Um olhar de fora sempre ajuda a tomar a decisão correta para seu público.

Se o tempo de organização permitir, conheça o profissional pessoalmente antes de fechar o negócio. Assim, fica muito mais fácil analisar seu carisma, comprometimento e domínio sobre os principais temas relacionados.

Pronto! Agora você já sabe como escolher o melhor palestrante para evento. Fique de olho no orçamento disponível, mas lembre-se de que nem sempre o profissional com o custo mais elevado de serviços ou maior experiência representa uma boa identificação com as necessidades do seu tema. O mais importante é saber reconhecer o perfil do público com um olhar direcionado para o segmento da ação promovida.

Quer conhecer mais dicas essenciais para trabalhar as estratégias de sua empresa? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Deixe um Comentário

×
.
Olá! Está precisando de ajuda sobre o hotel? Faça agora mesmo a sua reserva!