car.jpg.jpeg

4 dicas para ter uma viagem tranquila de carro

Ter uma viagem tranquila é o desejo de quem pega o carro para fazer uma passeio com a família, seja num fim de semana, num feriado prolongado ou nas férias. Porém, para que o percurso seja realmente agradável, é preciso ter alguns cuidados antes e durante o passeio. Confira, em seguida, quatro dicas para pegar a estrada com tranquilidade.

Planeje-se

Para você e sua família terem de fato uma viagem tranquila, é necessário se planejar. Por exemplo, definir as cidades para onde irão e os pontos turísticos que querem conhecer, fazer a reserva no hotel com antecedência, estabelecer o tempo de viagem, além de ter uma estimativa dos gastos. Nessa etapa, aproveite ainda para checar a documentação do veículo e dos motoristas, bem como marcar a revisão do automóvel. Faça também uma pesquisa sobre o trajeto caso ainda não conheça o percurso. No dia anterior à viagem, confira as condições de tráfego e do tempo antes de partir.

Faça uma revisão no carro

Como num passeio mais extenso o veículo tem um uso acima da média, é necessário revisá-lo para que não apresente falhas no decorrer do trajeto. Procure marcar a revisão com ao menos 15 dias de antecedência para que haja tempo disponível para todos os consertos. Na oficina, é importante verificar itens básicos, como freios, o estado de conservação dos pneus, estepe, alinhamento e balanceamento do conjunto roda/pneu, sistema de arrefecimento, bateria, nível de óleo do motor, filtro de óleo e filtro de ar etc.

Também é importante checar as palhetas do para-brisas, bem como todas as luzes do veículo, como farol, setas, luz de ré, entre outras. Não se esqueça de conferir se o carro tem macaco, triângulo de sinalização e chave de roda. Se possível, também leve uma lanterna, um litro de óleo adicional e cabos para dar carga na bateria, caso seja preciso. Hoje em dia, o mercado dispõe de aparelhos próprios para isso, sem que haja necessidade de ter outro veículo por perto.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert

Organize a bagagem

Uma viagem tranquila requer organização. Por isso, acomode a bagagem no porta-malas. Não deixe objetos soltos no interior do automóvel, pois, em caso de desaceleração brusca ou colisão, eles podem ser lançados sobre os ocupantes e causar danos graves. O ideal é deixar pequenos objetos dentro de uma caixa organizadora.

É importante lembrar que a visão pelo vidro traseiro deve estar totalmente desobstruída para que o motorista possa utilizar o retrovisor interno com eficácia. Não se esqueça ainda de que a calibragem ideal dos pneus muda quando o carro está mais pesado, por isso, cheque a recomendação do fabricante no manual do proprietário do veículo.

Pratique a direção defensiva

O motorista que for pegar a estrada para uma viagem tranquila com a família deve ter atenção redobrada. Observe as placas de sinalização e os limites de velocidade. Se for para um local que não conhece, fique atento aos possíveis radares, para evitar multas. Fuja do trânsito intenso dos horários de pico, mas dê preferência para dirigir de dia, principalmente em locais onde possa haver risco de acidentes ou de assaltos.

Lembre-se também de que cansaço e direção não combinam, por isso, procure estar disposto na hora de pegar a estrada. Estabeleça horários de parada para recarregar as energias ou revese com outro condutor no volante.

Além das dicas que apresentamos no post de hoje, quais outras você acha importantes para uma viagem tranquila? Deixe sua opinião nos comentários aqui do blog!

Comments are closed.