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5 dicas infalíveis para contratar um mestre de cerimônias

Organizar um evento corporativo nunca é uma tarefa fácil, já que exige muito planejamento estratégico. Contudo, se você escolher um mestre de cerimônias (MC) capacitado, pode ter a certeza de que tudo será um sucesso.

Isso porque esse profissional é responsável por conduzir o seu evento de maneira adequada e elegante, apresentando-o, auxiliando na coordenação, ajudando os palestrantes e participantes, observando o tempo de fala de cada um e intercedendo com educação quando necessário.

Dessa forma, é possível que o dono se envolva em outras atividades que precisam da sua atenção. Ainda não conta com um mestre de cerimônias para o seu evento? Fique tranquilo! Neste artigo vamos mostrar como contratar um profissional de qualidade. Acompanhe:

Qual é a diferença entre cerimonialista e mestre de cerimônias?

No universo corporativo de eventos, muitas pessoas confundem mestre de cerimônias e cerimonialista (ou pensam que é a mesma coisa!). A verdade é que são dois profissionais diferentes — e entender isso é fundamental. Abaixo, veja as diferenças entre eles:

Cerimonialista

Normalmente formado em Relações Públicas, o cerimonialista é o responsável pela organização do evento, assessorando todo o seu planejamento e execução junto ao cliente.

É muito provável que você já tenha visto um cerimonialista em eventos sociais, como é o caso dos casamentos: ele coordena, cuida dos horários de entrada dos noivos, da recepção dos convidados e de muitas outras atividades.

Mestre de cerimônias

Diferentemente do cerimonialista, o MC não é responsável pela organização de todo o evento, mas sim pela leitura e coordenação do protocolo. Ele expõe todas as informações necessárias, comentando quando há algum tipo de alteração no cronograma.

Contratar um mestre de cerimônias proporciona credibilidade para a sua empresa, porque é ele quem vai apresentar a sua imagem ao público. Essa atividade, portanto, precisa ser feita por um profissional qualificado.

Agora que você entendeu as diferenças de cerimonialista e mestre de cerimônias, confira abaixo as nossas dicas!

Como contratar um mestre de cerimônias?

1. Busque um profissional que tenha compromisso

Quando se contrata um profissional para ajudar na organização do seu evento, é preciso ter a certeza de que se trata de uma pessoa com compromisso.

Logo, é essencial pesquisar com antecedência sobre o mestre de cerimônias que você quer contratar. Para isso:

  • analise as suas referências;
  • verifique quais foram os seus eventos passados;
  • solicite indicações;
  • avalie a sua presença na web (site, blog, mídias sociais, etc.);
  • veja as recomendações nas suas páginas da web;
  • entre em contato com alguns contratantes do passado para coletar um feedback do seu serviço.

2. Avalie a experiência no currículo

Não adianta contratar um mestre de cerimônias que tem um currículo excelente se ele não contar com a experiência para o tipo de evento que você quer realizar.

É claro que, às vezes, ele pode ser um profissional talentoso que saberá se adequar. Nesses casos, marque uma entrevista e pergunte se ele estaria disposto a fazer um evento corporativo que não consta no seu currículo.

3. Contrate um mestre de cerimônias que condiz com o seu evento

Complementando o tópico anterior, é fundamental ressaltar alguns pontos. Não contrate ninguém com o perfil que difere do que você está organizando, isso pode tirar o foco e a atenção dos seus convidados.

O MC tem que colaborar e auxiliar no seu evento corporativo, não o contrário. Por isso, é indicado que você contrate alguém que valorize o que está sendo mostrado e saiba passar tudo no tom que você escolheu.

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4. Procure por alguém que saiba lidar com imprevistos

É de extrema importância que o seu mestre de cerimônias saiba lidar com imprevistos. Por mais que esteja tudo planejado para o grande dia, contratempos podem acontecer e nem sempre são uma experiência agradável.

Pergunte se ele já passou por essas situações e peça para ele contar como conseguiu contorná-las (avalie se foi a melhor maneira de resolver o conflito).

5. Busque por um diferencial

Você quer algo diferenciado para o seu evento corporativo? Gostaria de contratar um mestre de cerimônias que faça os seus convidados se sentirem à vontade?

Se sim, é interessante procurar um MC que seja autêntico, e não um robô que repita um discurso. Pelo contrário, ele deve saber personalizar o protocolo para você. Pesquise sobre o diferencial no currículo dos seus entrevistados, isso pode fazer o seu evento ser um sucesso.

Quais são as características fundamentais de um MC?

Depois de ler as nossas dicas para contratar um mestre de cerimônias, confira algumas características que esse profissional deve ter:

Domínio da língua portuguesa

Imagine um mestre de cerimônias apresentando a sua empresa e falando “seje” ou “menas”. Seria uma tremenda vergonha, não é mesmo? Por isso, tenha a certeza de que o MC domina a língua portuguesa.

Capacidade de improviso

Imagine que é a hora do palestrante falar, mas ele ainda não chegou — ou pior ainda, está enrolando muito ou falando algo ofensivo. A única pessoa que pode interferir e contornar essa situação desagradável é o mestre de cerimônias. Contudo, para isso, ele precisa ter uma boa capacidade de improvisação.

Conhecimento das regras do protocolo

A sua empresa pode não ser especialista em protocolo, mas tenha a certeza de que o evento corporativo precisa seguir algumas regas.

Um mestre de cerimônias ajuda a companhia a conduzir tudo da maneira correta, porém, você precisa ter a certeza de que ele conhece bem as regras do protocolo.

Boa dicção e oratória

O mestre de cerimônias precisa ter boa dicção e oratória (confira no seu currículo se ele tem algum curso nessa área). Assim, você tem a certeza de que as pessoas entenderão claramente o que ele está falando. Analise também os seus vídeos na internet para ter uma noção nesse sentido.

Domínio de outras línguas

Normalmente, é preciso citar nos protocolos nomes de empresas ou algumas expressões estrangeiras (dependendo da origem da sua companhia). Sendo assim, é interessante contar com um MC que tenha o domínio de outros idiomas.

Além disso, é preciso ter a certeza de que ele vai pronunciar todos os nomes da maneira correta — afinal, existem nomes e sobrenomes complicados de falar.

Contratar um mestre de cerimônias para o seu evento corporativo é ter a certeza de que ele será conduzido da melhor maneira possível, além de passar credibilidade ao seu público. Além disso, esse profissional permite que você fique mais “livre” para cumprimentar e conversar com os convidados.

Outra grande vantagem é que, se algum imprevisto acontecer, você tem flexibilidade para lidar com a situação sem preocupação, já que contratou o melhor mestre de cerimônias com as nossas dicas.

Gostou do conteúdo de hoje? Então entre em contato conosco para saber como podemos ajudar no seu evento corporativo!

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