fancy.jpg.jpeg

6 dicas para tornar seu jantar entre amigos em um evento

Receber os amigos em casa reforça a amizade, proporciona momentos deliciosos e pode tornar uma noite mais que perfeita. Porém, é necessário atentar-se a alguns detalhes para que tudo ocorra bem. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos um guia com 6 dicas para transformar seu jantar entre amigos em um evento memorável. Confira!

Defina os detalhes do jantar antes de tudo

Para que tudo aconteça conforme o esperado, você deve ter em mente algumas perguntas para se fazer. Com base nas respostas, você terá claramente o direcionamento necessário para tornar o seu jantar entre amigos a ocasião perfeita:

  • Quantas pessoas pretendo receber? O total servirá de base para que você compre o que falta e em quantidade suficiente;
  • Eu tenho a louça necessária para servir essa quantidade de pessoas? Se não tiver, é melhor buscar uma alternativa;
  • Qual é o cardápio que farei para a noite? Quantidade e qualidade devem andar de mãos dadas no cardápio;
  • Qual é o orçamento para o jantar? Essa questão é fundamental para definir o tom do seu evento;
  • Alguém tem algum tipo de restrição alimentar, como intolerância à lactose ou veganismo? Seja prudente na escolha para ninguém sentir-se deslocado;
  • Alguém se ofereceu para contribuir com algo, como uma sobremesa? Caso sim, pode ficar chato recusar. Aceite e sirva após o jantar, com uma outra opção caso você tenha planejado.

Agora que você se fez os questionamentos acima, pode partir para a execução do evento.

Faça uma relação do que falta em casa e vá para as compras

Dê uma olhada no que você já tem em casa, seja na dispensa ou na geladeira, e faça a sua lista de compras. Estabeleça um roteiro otimizado para conseguir comprar tudo de que precisa. Por exemplo: os itens de supermercado devem ser adquiridos, de preferência, em um único local. Procure por um supermercado mais completo para não ter que recorrer a outras unidades, desperdiçando tempo.

Flores e artigos mais delicados devem ser deixados por último, para não correr o risco de danificá-los. O mesmo vale se você encomendou a sobremesa: marque a entrega ou a retirada em um horário tranquilo e sem correria.

Eventos em Sumaré

Pense na combinação entre o vinho e o prato principal

Com o prato principal já definido, procure o vinho ideal para fazer a harmonização correta. E atenção na hora de escolher o seu vinho, pois até o preparo do prato pode influenciar na sua escolha.

Deixe que cada convidado escolha onde vai sentar

Em vez de determinar onde cada pessoa vai sentar, coloque os pratos em uma pilha e os talheres em um porta-talheres de inox, madeira ou palha. Na decoração da mesa, dê preferência por passadeiras em vez de toalhas enormes. O charme está nos detalhes e não nos excessos.

Não se esqueça da entrada

Uma bela cesta de pães variados e alguns já fatiados pode fazer parte da sua entrada, que pode contar ainda com geleias de pimenta e frutas, compotas e confits variados. Você também pode servir dois ou três tipos de queijos à sua escolha. A combinação dos itens fica por conta de cada convidado.

Deixe os ingredientes separados antes de fazer o prato principal

Para otimizar o preparo do prato principal, deixe os ingredientes já separados e cortados para que você ganhe tempo e rapidez. Comece da parte mais complexa para a mais fácil, por exemplo: inicie com o tempero da carne e, quando ela estiver assando, prepare o acompanhamento (arroz, massa ou salada).

Se você gostou das dicas, compartilhe conosco nos comentários abaixo a sua experiência em receber e preparar um jantar entre amigos em casa. Estamos aguardando o seu comentário!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.