afinal-quais-fatores-tornam-um-hotel-premium.jpeg

Afinal, quais fatores tornam um hotel premium?

Os hotéis de categoria uma estrela devem atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o hotel deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Através da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas por meio de hospedagem, o hóspede poderá fazer uma melhor escolha.

Há termos que são recorrentemente utilizados por estabelecimentos com a finalidade de caracterizar superioridade – em se tratando de hotéis, isso não é diferente. Há muitos estabelecimentos de hospedagem classificados como premium,  quatro ou cinco estrelas, entre outras denominações, que passam credibilidade aos cliente. No entanto, a mera adoção dessas classificações não garante a qualidade das dependências e serviços dos hotéis.

É justamente devido à diferença entre a expectativa, gerada pela classificação da hospedagem, e a realidade diante da busca por acomodações de altíssima qualidade, que precisamos conhecer o que torna um hotel premium? Para responder essa questão, elencamos algumas das principais características que tornam um hotel de qualidade elevada. Confira!

Higiene e limpeza

Sim, higiene e limpeza parecem fatores básicos para qualquer hospedagem e não apenas aquelas que se denominam superiores. No entanto, se você já teve diversas experiências com hospedagem, sabe que não é bem por aí. Por isso, os elencamos como o primeiro item da nossa lista, pois algo tão básico, não poderia faltar em um hotel premium.

A limpeza diz respeito tanto à apresentação do local como um todo – quartos e áreas comuns, inclusive as áreas de lazer – como aos utensílios oferecidos – lençóis, toalhas, talheres, etc.

Portanto, se você busca por um hotel premium, procure saber se ele destaca-se no quesito limpeza e apresentação do espaço. Afinal, um lugar higiênico, além de mais saudável, também proporciona um ambiente mais agradável.

Infraestrutura

Quanto à questão de infraestrutura, para ser considerado um hotel premium, é necessário que ele apresente alta qualidade nas condições da sua estrutura e no que o espaço oferece.

Considera-se essencial em um hotel dessa classificação, conter elevadores, ar-condicionado split com controle remoto, televisão a cabo, rede de internet de qualidade, cofre, bancada de trabalho, frigobar, banheiros adequados – com boa temperatura e pressão da água no chuveiro, espelhos bem iluminados, toalhas em ótimas condições, secador de cabelo, shampoo e sabonetes – área de lazer, área de fumantes e um ótimo espaço estruturado para eventos.

Além do mais, tudo deve, sempre, funcionar perfeitamente. Um hotel premium precisa ser prevenido, ter toda a sua infraestrutura funcionando adequadamente antes que o cliente contrate o local. Na eventualidade de algum imprevisto, deve ter uma estratégia de solução e manutenção eficientes, a fim de evitar que contratempos prejudiquem o evento ou a hospedagem do cliente.

Ainda assim, não basta oferecer tudo isso, se não possibilitar ao cliente escolher acomodações e serviços adequados ao que ele precisa – o que chamamos de serviço personalizado. Dessa forma, a infraestrutura deve ser capaz de se adaptar às necessidades do cliente, proporcionando uma diversidade de opções.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert

Atendimento

O bom atendimento ao cliente é outro fator considerado básico em qualquer espaço de hospedagem. No entanto, um hotel premium precisa ir além disso. A sua equipe precisa ser profissional e sincronizada, principalmente quando se trata da realização de eventos.

Uma equipe profissional com um bom fluxo de comunicação estará perfeitamente preparada para servir bem ao cliente em suas necessidades, assim como agir rapidamente em casos de imprevisto. Muitos dos problemas que são apresentados em relação aos hotéis poderiam ser evitados se a equipe estivesse bem treinada quanto ao funcionamento do espaço como um todo e conectada com os diferentes setores do local.

Dessa forma, se você busca um hotel premium, procure conhecer a qualidade de seus atendentes e a forma como o local investe em pessoas. Considera-se que educação, proatividade e atendimento personalizados são pré-requisitos previsíveis para um serviço que se classifique como premium.

Diversidade de serviços

Um hotel, para estar entre os melhores, precisa oferecer quantidade e qualidade ao cliente, simultaneamente. Não é apenas a capacidade que a infraestrutura possui de adaptação que garante, ao local, o fator de diversidade. Dentro daquilo que é oferecido, o espaço precisa ter opções que atendam aos diferentes gostos e necessidades de clientes, que são distintos.

Serviços como alimentação, transporte e espaço de lazer precisam compreender a diversidade de gostos e demandas dos clientes e de seus convidados, principalmente em eventos, como: as opções que o buffet oferece, o serviço à la carte, uma carta de bebidas, cozinhas diversas, academia, sala de jogos, piscina, estacionamento com manobrista, dentre outros diferenciais que podem variar conforme o local.

Conforto e qualidade

Até agora, só focamos em aspectos funcionais que tornam um hotel premium. Mas esses fatores ainda não são suficientes para caracterizar um estabelecimento de hospedagem como superior. Fatores estéticos e qualitativos fazem toda a diferença para qualquer experiência.

Seja para o caso de grupos, famílias ou indivíduos em férias, ou, ainda, eventos corporativos, sociais, dentre outros – o que todos esperam é encontrar um lugar que ofereça um espaço melhor do que o oferecido em suas experiência em estabelecimentos comuns, no trabalho ou em casa. O hotel premium precisa ser esse lugar melhor, oferecendo conforto e luxo aos clientes, tanto nas acomodação de espaços privados e coletivos, quanto na estética.

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas quanto ao que é indispensável para um hotel receber a classificação de premium. As cinco características citadas são, sem dúvida, essenciais a serem checadas para definir a sua escolha, quando buscar por um hotel de qualidade superior.

Para garantir que todo o seu investimento no estabelecimento tenha um retorno satisfatório, é interessante procurar conhecer o lugar mais do que ele anuncia. Sites com opiniões de usuários podem ser uma boa opção de pesquisa, desde que o perfil deles e o que buscavam seja condizente com você.

Além disso, um hotel premium também costuma oferecer um atendimento próximo a uma consultoria, apresentando possibilidades e amostras concretas do que o lugar pode oferecer ao seu cliente. Isso é uma ótima alternativa, considerando que seus atendentes são profissionais experientes no assunto e estarão ao seu lado para procurar as melhores soluções para o que você precisa. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.