Água aromatizada: como fazer e como servir

O corpo humano demanda uma boa hidratação para se manter ativo e funcionando corretamente. Transformar o consumo recomendado de água em um hábito pode ser fácil se você pensar nos benefícios que o líquido traz ao corpo, mas e se nesse cuidado você ainda puder desfrutar de aromas e sabores variados? Pois é o que promete a água aromatizada! Saiba agora como fazer e servir essa delícia refrescante!

Os benefícios da água aromatizada

A água aromatizada é uma receita que consiste em acrescentar frutas, legumes, ervas e sementes em uma jarra com água purificada. É especialmente indicada para quem deseja incluir mais sabor no consumo diário da bebida ou aproveitar os benefícios das vitaminas e minerais contidos nos produtos acrescentados.

A vantagem dessa bebida para a saúde ocorre é que os compostos ativos de cada ingrediente são mantidos na água aromatizada durante muito tempo, garantindo uma ingestão rica em nutrientes a qualquer momento do dia.

O resultado, além do sabor variado, vem na forma de mais energia e disposição e no auxílio da digestão. A bebida também ajuda a combater os radicais livres e toxinas presentes no organismo, além de, claro, proporcionar uma hidratação saudável.

Existem diversas opções de receita, e cabe a você combinar os ingredientes de acordo com o gosto desejado. Na hora de escolher a composição da bebida, pense também nos benefícios nutritivos de cada fruta, erva ou legume adicionados.

Como fazer água aromatizada

Para fazer a água aromatizada, você vai precisar de uma jarra ou pote de vidro esterilizado com tamanho adequado para a quantidade a ser consumida. Escolhido o recipiente, adicione a água mais os ingredientes de sua preferência, lavados e cortados em cubos, e deixe a mistura descansar por pelo menos 3 horas em temperatura ambiente.

Se preferir a bebida gelada, pode deixar a água no refrigerador ou colocar cubos de gelo. Se possível, tampe o recipiente para evitar que insetos caiam na água e também para potencializar a concentração dos sabores.

Aos que preferem um toque bem leve de sabor na água, a dica é colocar somente uma fruta da sua preferência com um ramo de menta ou hortelã. Se, por outro lado, quiser adicionar notas mais acentuadas ou até picantes, vale misturar fruta com legumes e especiarias variadas. Experimente combinações de gengibre com limão, carambola com alecrim ou laranja com canela.

Para evitar o desperdício, não se esqueça de aproveitar esses ingredientes posteriormente em outras receitas, como bolos, mousses e salada de frutas. Para todos os preparos, procure macerar uma parte das sementes e ervas para que liberem mais sabor na água, e só depois inclua os demais ingredientes. Depois de testar várias receitas, crie ou improvise suas próprias combinações!

Onde e como servir a bebida

Os benefícios da água aromatizada não são só para o paladar e hidratação. Por ser preparada com ingredientes naturais e frescos, ela é também muito bonita e pode ser usada na decoração de mesas e bancadas.

Para isso, você dispõe de uma variedade enorme de frutas e legumes, todos com suas cores e sabores específicos. Para complementar o conjunto, as ervas em ramos e sementes menores dão um toque especial e se misturam facilmente na bebida com um aspecto muito atrativo.

É por isso que a água aromatizada também tem sido muito utilizada em eventos festivos e de confraternização, como um complemento das bebidas e como um elemento decorativo com belo efeito visual.

Se quiser servi-la nesses momentos, a dica é sempre usar um recipiente de vidro transparente, pois assim você mostrará todo o conteúdo colorido e diversificado da bebida. Isso também faz com que os convidados do evento identifiquem com mais facilidade os ingredientes que compõem cada água aromatizada, a fim de escolherem a preferida.

E você, já provou água aromatizada ou tem interesse na bebida? Conte-nos o que achou nos comentários!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *