cardapio-para-eventos-6-dicas-para-acertar.jpeg

Cardápio para eventos: 6 dicas para acertar!

De todos os itens envolvidos na organização de um evento, o cardápio é o item mais complexo e de maior relevância da lista de afazeres. Garantir a satisfação ao servir refeições saborosas, fartas e de qualidade é uma missão que exige planejamento e boas escolhas.

Quando se trata de eventos corporativos, a expectativa é ainda maior, afinal de contas, um evento desses costuma ser bem impessoal e amplo, gerando dúvidas quanto à escolha das refeições a serem servidas.

Todavia, é possível elaborar um excelente cardápio para eventos analisando alguns itens a seguir. Confira:

1. Conheça o evento

A maneira mais assertiva para escolher as refeições que serão servidas em um evento é saber qual a sua finalidade. Existem diversos tipos de reuniões, como treinamento de pessoal, premiações, confraternizações, entre outras. Para cada tipo de evento, é possível criar um cardápio que atenda às exigências daquele momento.

2. Observe o horário do evento

Leve em consideração que há muitas pessoas que cumprem uma rotina regrada de refeições ao longo do dia. Dessa forma, o cardápio deve acompanhar a agenda do evento ao mesmo tempo em que respeita os horários. Uma reunião que se inicia às 8h, por exemplo, deve recepcionar seus convidados com um bom café da manhã.

Se essa reunião tem previsão para terminar às 14h, contudo, você deverá oferecer não apenas o café da manhã, mas também um brunch e, até mesmo, um almoço. Para eventos no período da tarde, um coffee break é uma ótima opção — neste caso, frutas, iogurtes, pães, frios, sucos e café preto são itens simples e de grande aceitação.

Já o período noturno costuma ser mais fresco, o que torna possível montar desde cardápios lights até os mais calóricos e sofisticados.

3. Adapte o cardápio ao clima

As condições climáticas também devem ser observadas. Lugares mais quentes pedem pratos mais leves, como saladas, carnes grelhadas, suflês, quiches, tortas e frutas. Já um lugar mais frio sugere opções mais elaboradas, com pratos quentes e mais requintados – caldos, massas, molhos e peixes são boas alternativas para essa situação.

4. Considere a faixa etária dos convidados

Em eventos mais joviais, é possível deixar de lado os cardápios tradicionais e inserir novidades como finger-food e iguarias estrangeiras. As novidades abrilhantarão o seu evento, aguçando a curiosidade de seus convidados. Por outro lado, pessoas mais maduras, geralmente, preferem comidas leves, com baixo teor de gordura e sal.

5. Aposte na praticidade

Se o seu evento não conta com a infraestrutura ideal para preparar e manter os alimentos frescos, o melhor a se fazer é optar pela praticidade. Comece eliminando do cardápio os peixes e os frutos do mar — são carnes mais perecíveis que, se não forem refrigeradas adequadamente, podem estragar. Aposte em refeições que possam ser pré-elaboradas, como assados, grelhados, saladas e lanches naturais.

6. Estime a quantidade de alimentos

Existem vários aplicativos que podem lhe ajudar a calcular a quantidade de comida e bebida a serem servidas em um evento. O fato é que, quanto mais diversificado o cardápio for, mais você deverá investir no número de alimentos, para que as opções não acabem.

Em regra, os cálculos gerais estimam que a quantidade de comida a ser acrescida varie entre 15% a 20%, já contando com imprevistos. Faça o cálculo adequado e evite desperdícios. Caso sobrem refeições, considere doá-las — o sucesso de um evento pode ter a ver, também, com sua pós-produção.

Conseguiu ter boas ideias com o nosso post? Compartilhe-as conosco, deixando suas considerações nos comentários!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *