Comida para eventos corporativos: quais as melhores opções?

Cursos, comitês ou reuniões de trabalho: quase sempre há um momento para tirar uma pausa, não é mesmo? Além de ser propício para a degustação das comidas para eventos corporativos, esse intervalo também proporciona a interação dos convidados, que aproveitam para confraternizar e compartilhar opiniões.

Lembre-se de que a refeição é utilizada como um elemento de união e por isso deve ser bem planejada. Afinal, o intuito aqui é gerar boas lembranças para o público. A escolha deve ser feita com critério, considerando a diversidade de gostos e particularidades dos convidados.

Por isso, separamos algumas sugestões de como escolher comida para eventos corporativos sem erros! Acompanhe.

Conheça o público

Alguns eventos corporativos são fechados e voltados somente para os representantes e colaboradores da empresa, pois são uma espécie de treinamento interno. Já em outros momentos, é comum que a confraternização tenha um caráter mais festivo, expandido-se também aos familiares e pessoas de fora do círculo de trabalho.

Sabendo disso, é importante conhecer com antecedência as características do público que vai ao evento. Haverá crianças presentes? A predominância é de jovens ou pessoas mais velhas? Faça essas perguntas antes de definir seu cardápio.

Ofereça uma variedade de comidas para eventos corporativos

Embora você se esforce, existem certas questões que são quase impossíveis de descobrir, como a preferência gastronômica de cada convidado. Sendo assim, a dica é apostar na variedade dos alimentos que são base para a maioria dos pratos.

Sirva, por exemplo, 3 tipos de carne. Assim você agradará tanto aqueles que só comem proteína vermelha quanto aqueles que preferem frango ou peixe. Nos carboidratos, não ofereça massas com arroz ou batatas para não sobrecarregar a composição do prato. Também é bom variar na quantidade de saladas.

Considere hábitos alimentares especiais

Por opção própria ou por questão genética, algumas pessoas podem apresentar hábitos alimentares diferentes. Estão nesses grupos os alérgicos e intolerantes a determinados alimentos e substâncias como amendoim, leite, glúten, e também os vegetarianos ou veganos.

Para garantir que ninguém se sinta prejudicado ou ainda sofra um acidente com a ingestão de comida inadequada, é importante incluir pratos alternativos nos eventos corporativos. Na hora de servir, é interessante manter um papel ao lado com a descrição da receita, para que os convidados façam sua escolha.

Conheça as opções de buffet para eventos corporativos

Desde um simples lanche até um prato sofisticado: fato é que existem inúmeras opções de comidas e buffet para eventos corporativos e cada um deles tem a sua particularidade. Para entender melhor sobre o assunto, veja as principais alternativas de buffet.

Coffee break

Quando se fala em evento corporativo, esse estilo é, possivelmente, o primeiro que vem à mente, certo? O coffee break nada mais é do que um lanche oferecido entre os intervalos de atividades — seja de cursos, seja de palestras ou até mesmo reuniões.

Vale destacar que essa opção apresenta uma oportunidade exclusiva de interação entre todos os convidados e palestrantes. Não à toa, o coffee break é indicado para eventos que visam expandir o networking.

Finger Food

Esse serviço chegou com tudo no mundo corporativo devido a sua praticidade. O finger food consiste em pequenas porções e petiscos que não necessitam de talheres, nem pratos. É isto mesmo: o público pode pegar a refeição com a mão. Quer alguns exemplos? Mini sanduíches, canapés e espetinhos, por exemplo, são ótimas alternativas

O serviço estilo finger food, normalmente, é destinado a eventos mais descontraídos e com um público descolado.

Coquetel

Outro queridinho no universo dos negócios é o serviço de coquetel. Sabe aqueles eventos mais formais, que exigem requinte? Pois, então, o coquetel se encaixa perfeitamente nesse cenário. Além de comidas e bebidas sofisticadas, nesse formato é comum ter ao menos um garçom circulando pelo ambiente.

Brunch

Não há como falar em buffet para eventos corporativos sem citar o brunch, que é um tipo de serviço de alimentação com origem britânica. A sua proposta é simples: unir o café da manhã com o almoço, por meio de uma só refeição. Não à toa, no brunch é disponibilizado tanto bolos, sucos, leite e salgados, como tortas e panquecas, além — é claro — de bebida alcoólica.

Welcome coffee

Em tradução literal welcome coffee significa café de boas-vindas. Como se pode imaginar, esse serviço é para receber os convidados para o evento e, normalmente, tem uma duração rápida. O cardápio é bem enxuto, contando apenas com itens básicos, como suco, café e biscoito.

Buffet americano

Não conhece o buffet americano? Ele também é nomeado como self-service. Tradicional no Brasil, esse estilo de buffet engloba uma extensa variedade de alimentos que ficam expostos em mesas para que os convidados sirvam à vontade. Isto é: eles vão pegar apenas aquilo que gostam.

Assim como o estilo finger food, o buffet americano é ideal para eventos informais. Vale destacar que nesse formato existe a possibilidade de filas serem formadas em torno das mesas.

Buffet à francesa

Que tal preparar um prato especial, deixando que o garçom leve a refeição aos participantes? Gostou da ideia? Essa é a proposta do buffet à francesa, que é utilizado principalmente em eventos que não abrem mão da formalidade. Para não ter erro, pense em mais de uma opção de prato, que vai agradar aos diversos paladares.

Além do mais, lembre-se de que esse tipo de serviço contempla ainda uma entrada e, pelo menos, dois tipos de sobremesa.

Entenda as possibilidades de acordo com para cada momento

Além de considerar o gosto do público e os tipos de buffet disponíveis, muitas pessoas costumam definir o cardápio do evento de acordo com o clima e horário em que será servido. Confira abaixo.

Manhã

Eventos matutinos pedem refeições leves e cheias de energia, no estilo coffee break. Ofereça opções como bolos, biscoitos, salada de frutas e torradas com geleias, além de salgados assados.

Os itens que podem variar conforme o clima são as bebidas. Além de o brasileiro não abrir mão do café, ele é perfeito para os dias de inverno e pode dividir lugar com uma variedade de chás ou chocolate quente. Em dias muito com temperaturas mais altas, sucos naturais são mais apropriados.

Tarde

No fim da tarde, o gasto energético é maior e dá lugar ao sono e cansaço, o que pede comidas mais elaboradas e acompanhadas do tradicional café. Para motivar o grupo, ofereça um amplo leque de salgados como pão de queijo, empadas, sanduíches, pasteizinhos ou espetinhos. Os doces podem ser mais elaborados, como tortas, cupcakes e bolos recheados.

Noite

O período da noite quase sempre pede um jantar bem desenvolvido, com pratos quentes completos acompanhados de bebidas. Ainda assim, nada impede que petiscos em pequenas porções substituam as tradicionais comidas para eventos corporativos. Nesse sentido, você pode optar tanto pelas receitas com massas e carnes quanto pelas porções típicas de uma comida de boteco.

Sempre que for programar o buffet para eventos corporativos, analise se a estrutura do ambiente comporta as necessidades de preparo, como fornos e refrigeradores, pois isso pode determinar a troca do cardápio ou até mesmo do local alugado.

Fato é que não existe uma fórmula mágica para escolher os tipos de comidas para eventos corporativos. Para obter êxito nessa tarefa, é necessário compreender melhor a proposta e estilo da cerimônia, além —é claro — de atentar para o horário de realização. Lembre-se ainda de que a escolha do ambiente faz toda a diferença para o sucesso desse momento.

Quer esclarecer algumas dúvidas e conhecer opções de hotéis para realizar o seu evento corporativo? Entre em contato conosco, será uma satisfação atendê-lo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *