como-fazer-um-cardapio-vegano-e-vegetariano.jpeg

Como fazer um cardápio vegano e vegetariano?

Ao organizar um evento, seja ele corporativo, aberto ao público ou para convidados selecionados, é preciso elaborar um cardápio tendo o cuidado de oferecer opções que atendam ao paladar de todos os presentes — não somente com relação ao sabor, mas também às restrições alimentares. Em 2012, de acordo com pesquisa do Ibope, 8% da população brasileira declarou-se vegetariana, e este número vem crescendo desde então.

Se a ideia é apresentar um evento de sucesso, o cardápio e as bebidas oferecidas precisam ser bem planejadas, e para entender como fazer um cardápio que atenda ao público vegano e vegetariano, é preciso conhecer um pouco mais sobre eles.

Diferenças entre Vegano e Vegetariano

Bom, de maneira geral, os vegetarianos são aqueles que não consomem nenhum tipo de carne (frango, peixe e frutos do mar), mas podem ainda ser divididos em três categorias:

  • Os ovolactovegetarianos são vegetarianos que incluem em sua alimentação ovos e laticínios, como iogurte e queijo, e são o estilo mais encontrado de vegetarianos. Em grande parte dos casos, a escolha de não se alimentar com nenhum tipo de carne é por compaixão aos animais.
  • Os lactovegetarianos são vegetarianos que, além de não consumirem nenhum tipo de carne, não consomem também ovos, mas que permanecem com o consumo dos laticínios e derivados.
  • Os vegetarianos estritos são vegetarianos que não consomem nem ovos, nem laticínios.

Por sua vez, os veganos são aqueles que não consomem carne, ovos, laticínios, nem nada de origem animal, como o mel, por exemplo. Além disso, não utilizam nenhum produto que gere exploração ou sofrimento animal; ou que tenha qualquer ingrediente ou insumo de origem animal; ou que tenha sido testados em animais. Isso inclui a alimentação, vestuário, entretenimento, e todas as área de suas vidas.

Essa opção pode estar relacionada à ética, religião e ideologias, mais do que somente a uma dieta ou restrição alimentar.

Como montar um cardápio completo

Agora sim, para montar um cardápio para o seu evento que atenda todas essas classes, é preciso apostar em: vegetais, frutas, leguminosas, hortaliças, oleaginosas, sementes e cereais integrais.

Existem também produtos veganos disponíveis no mercado, que são aqueles que não contém nenhum ingrediente de origem animal em sua composição, mas é preciso estar atento a presença dessa informação na embalagem. Se a ideia é fazer algo mais prático, o ideal é apostar em opções com ingredientes naturais.

Com a retirada da carne, dos ovos e do leite, a ingestão de proteína pode ficar comprometida, então o ideal é associar leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, e cereais como arroz integral, milho, aveia, trigo, etc. Vale investir também na quinoa, que é o único cereal que possui todos os aminoácidos essenciais.

Exemplos de opções que podem ser oferecidas

Agora que você já sabe o que está liberado para veganos e vegetarianos, é preciso pensar qual será a refeição oferecida no evento para adaptar melhor o cardápio. No período matutino, se optar por fazer um café da manhã, ou um coffee break, uma salada de frutas é uma boa opção — combine com aveia e sementes para adicionar mais sabor. Oferecer um mix de sementes e oleaginosas também é ótimo.

Se o seu desejo é oferecer uma refeição elaborada, como um almoço ou jantar, lembre-se de valorizar bastante o buffet de saladas, e dispor os ingredientes restritos a essa dieta, separadamente. Exemplo: uma salada de folhas verdes, você pode oferecer lascas frango em um refratário anexo. O mesmo vale para o feijão, se tiver algum complemento carnívoro, como bacon ou calabresa. Outra dica é acomodar ao lado de cada prato, a lista de ingredientes utilizados, já que existem diferentes tipos de restrição alimentar, como já vimos. De sobremesa, frutas desidratadas e cristalizadas são também uma ótima opção.

Gostou das nossas dicas sobre como elaborar um cardápio vegano e vegetariano? Cadastre-se para receber a nossa newsletter! E que tal deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *