Como_montar_um_jantar_para_amigos_com_cara_de_restaurante_famoso.jpg.jpeg

Como montar um jantar para amigos com cara de restaurante famoso?

Receber os amigos em casa é uma delícia e, se o encontro for marcado por um bom papo e comida excelente, melhor ainda. Um bom anfitrião deve se preocupar em deixar seus convidados à vontade para causar uma ótima impressão. Detalhes na decoração e na forma de servir podem transformar um simples jantar entre amigos em um evento digno de restaurante 5 estrelas.

Confira, então, dicas preciosas para encantar seus convidados:

Planejando o menu

A primeira coisa a se fazer é planejar tudo que será feito, da entrada à sobremesa. Para definir o prato principal, aposte na famosa combinação de proteína e carboidrato. Se quiser impressionar, vale tentar fazer pratos com temperos exóticos e combinações mais ousadas.

Antes de fechar o menu, porém, procure saber se alguém da lista de convidados tem restrições alimentares, como doença celíaca, alergias ou intolerância à lactose. Você também pode informar o cardápio com antecedência. Assim, evitam-se constrangimentos caso um convidado seja vegetariano ou não coma farinha branca, por exemplo. Também é preciso ficar atento se haverá crianças no evento, para que você possa criar um prato especial para os pequenos.

Escolhendo as bebidas

Checar as preferências dos convidados também é muito importante na hora de definir o que será servido para beber. As opções são muitas: vinho, cerveja, drinks com frutas da estação, espumante, uísque. Mas não deixe de harmonizar as bebidas com o menu que será preparado.

Você pode impressionar seus convidados oferecendo um drink de boas vindas. Outra ótima pedida é montar um espaço de apoio ao lado da mesa de jantar em que os convidados podem se servir e preparar bebidas a gosto. Lembre-se também de ter opções de bebidas não alcoólicas, como sucos naturais ou água de coco. Ao fim da refeição, ofereça um expresso ou um licor digestivo, tentando combinar os sabores com a sobremesa.

Indo às compras

Antes de sair de casa, cheque os ingredientes que você já tem na dispensa. Faça uma lista do que precisa e tente comprar tudo em apenas um lugar, tanto para refeição quanto para a decoração. Para facilitar, você pode encomendar a sobremesa e ganhar mais tempo para preparar sua casa. Optar por alimentos assados também economiza tempo e te deixa livre para cuidar dos acompanhamentos.

Dedicando-se à decoração

Para a decoração, tente criar um ambiente elegante e acolhedor. Flores, velas aromáticas e uma mesa bem posta são escolhas certeiras! Monte a mesa como em um restaurante, posicionando louças, taças e talheres em ordem de uso. Você pode lançar mão de guardanapos de tecido e ornamentá-los com uma fita ou usar um porta-guardanapos.

Uma alternativa para dias quentes é montar a mesa de jantar na varanda ou no jardim de casa. Você pode reutilizar aquelas luzes de natal para criar um clima bem aconchegante na área externa!

Preparando para servir

Horas antes da chegada dos convidados, componha a mesa e posicione as flores nos lugares certos. Para conseguir aproveitar melhor o momento de confraternização, deixe todos os ingredientes higienizados e picados de antemão. Prepare também alguns aperitivos para estarem à mesa quando os primeiros convidados chegarem. Deixe as entradas prontas; se for uma salada, mantenha na geladeira e só finalize com o molho pouco antes de ir à mesa.

Também deixe separados alguns elementos decorativos, como flores comestíveis e ervas aromáticas. Para os mais habilidosos, vale tentar fazer desenhos com molho nas bordas.

Com essas dicas, ficou mais fácil promover um jantar para amigos com cara de restaurante famoso, não é? Certifique-se de que todos se sintam bem recebidos, mas não se esqueça do principal: divirta-se! E para deixar o seu jantar ainda mais chique, confira também nossas dicas de como montar os pratos usando técnicas de restaurante!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.