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Como promover evento utilizando as redes sociais?

Entre as mil e uma utilidades das redes sociais para as empresas está a possibilidade de promover eventos com sucesso. Afinal, as pessoas estão o tempo todo conectadas nesses ambientes, ansiosas para compartilhar com seus amigos e conhecidos o que vão fazer e onde estarão nos próximos dias.

Mas como fazer uso dessas ferramentas de maneira a tirar o maior proveito possível na divulgação do seu evento? É o que vamos ensinar no post de hoje:

Como as redes sociais são boas para promover eventos?

Antes de tudo, é preciso lembrar que cada uma funciona de forma diferente. Logo, as estratégias também devem mudar, pois o que traz muitos resultados em uma pode ser um fracasso total em outra. Veja as diferenças:

Twitter

O Twitter é uma excelente espaço para alcançar pessoas que têm influência na comunidade (os formadores de opinião), sejam profissionais de comunicação, referências no mercado ou celebridades. Assim, é bom usá-lo ao promover eventos para mais de 1.000 pessoas, pois essas personalidades vão dar bastante projeção ao seu comunicado.

Facebook

Já o Facebook, por ser centrado nas nossas relações pessoais, é mais indicado para promover eventos sociais, como festas, acontecimentos esportivos e shows. Existe até um recurso para criar eventos públicos na rede social. Depois de criá-lo, coloque detalhes e imagens para aumentar as confirmações de presença.

Google+

O Google+ pode ser usado tanto para ocasiões sociais quanto profissionais, devido à sua segmentação de público. Isso porque a rede social funciona por uma lógica de “círculos”: amigos pessoais em um, colegas de trabalho em outro, etc. Assim, basta caprichar na página e convidar as pessoas do círculo certo.

Instagram

Publicar fotos intrigantes no Instagram pode ser uma estratégia e tanto para instigar a curiosidade dos convidados. Seja numa ocasião social ou profissional, postar fotos dos preparativos e dar pequenas dicas do que virá são ótimas formas de promovê-la.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional, por isso faz mais sentido usá-la para promover eventos corporativos, como workshops, feiras e palestras. Além de deixar a sua página com um aspecto profissional, divulgue apenas em grupos que se relacionam com seu tema.

Como promover seu evento nas redes sociais?

Depois de identificar qual é a rede mais indicada para você fazer a divulgação do seu evento, é preciso apostar em boas práticas, que te ajudem a ganhar mais visibilidade. Veja algumas delas:

Crie hashtags

As famosas hashtags são ótimas para aumentar o alcance do evento e coletar feedback do público. Porém, não transforme todas as palavras em hashtags: seja simples e objetivo. Eventos como a Campus Party e a Comic Con Experience encurtaram suas hashtags usando abreviações, como #CPBR e #CCXP, por exemplo. Além de curtas, são únicas e fáceis de entender.

Defina um responsável pela promoção do evento

Se certifique de que haja um profissional competente  — ou mais de um, se possível  —  fazendo a promoção do evento. São muitos canais para usar, cada um com sua própria linguagem e estratégia, e deixar alguém sem qualificação responsável por essa tarefa pode prejudicar o resultado da sua divulgação.

Cubra o evento ao vivo

Cobrir o evento ao vivo nas redes sociais, por meio de fotos, comentários e até vídeos é uma forma excepcional de deixar todos interessados, incluindo quem não pôde estar presente. Assim, essas pessoas se sentirão muito mais propensas a ir na próxima edição.

Continue promovendo após o evento

Coletar o feedback das redes sociais e no próprio local te ajudará a planejar e promover o próximo sem demora. Com isso, cada edição futura terá tudo para ser ainda mais bem-sucedida.

Seguindo essas dicas, você terá ótimos resultados ao promover o seu evento nas redes sociais. Além de garantir que ele seja um sucesso, com isso você também colhe benefícios nas redes da empresa e sente os efeitos positivos por muito tempo depois de o evento acontecer.

Agora que você já sabe promover seu evento usando as redes sociais, veja também 6 passos para elaborar um relatório de qualidade ao fim do evento!

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