conheca-a-cozinha-italiana-e-seus-pratos-mais-famosos.jpeg

Conheça a cozinha italiana e seus pratos mais famosos!

Quando se fala em cozinha italiana, massas, como a lasanha, são a primeira ideia que se vem à mente, certo? Mas não para por aí. Afinal, a culinária italiana é muito mais abrangente e rica, deixando qualquer um com água na boca.

Com temperos especiais, os pratos italianos são conhecidos e apreciados pelos aromas marcantes das ervas. Orégano, hortelã, salsa e alecrim, por exemplo, são itens quase que obrigatórios nas receitas.

A influência da cozinha italiana é tão forte nas diversas culturas que até hoje é utilizado o nome de modos de preparo criados no país de origem. Presente nos cardápios dos quatro cantos do planeta, as opções “à bolonhesa”, “à napolitana” e “à milanesa” foram inspiradas nas respectivas cidades: Bolonha, Nápoles e Milão.

Agora que já sabe um pouquinho da história dessa culinária fantástica, que tal conhecer pratos tipicamente italianos, que conquistaram o mundo? Gostou da ideia? Continue a leitura!

Pizza

Queridinha no Brasil, a pizza é uma das invenções italianas mais famosas. O prato está presente em praticamente todos os restaurantes clássicos do país de origem. Mas enganam-se aqueles que pensam que a pizza italiana é igualzinha a que temos aqui.

Ao contrário da receita brasileira, que aposta em diversos complementos e tem uma massa mais encorpada, a pizza tradicional é fina e crocante, além de ser diversos ingredientes.

Café com leite

Você consegue imaginar um mundo sem café com leite? Não? Então, dê os devidos créditos aos europeus, mais especificamente, aos italianos, que foram os responsáveis por essa simples, mas saborosa invenção. Criado no século 17, no formato do clássico cappuccino, eles reinventaram essa mistura que hoje é paixão em várias culturas.

Sorvete

Não há como falar da cozinha italiana sem citar o sorvete, ou melhor, o gelato. Não sabe o que é isso? É simples! É bem semelhante ao sorvete tradicional, mas com uma pequena diferença: ele tem menos açúcar e menos gordura, o que o torna mais saudável. Vale ressaltar que existem diversos sabores do gelato e que essa produção também foi aderida pelo Brasil.

Risoto

Sabe aquelas refeições que deixam com um gostinho de quero mais? Assim é o risoto, que nada mais é do que um prato baseado em um tipo diferente de arroz — o arbório — com alguns complementos, como cebola, manteiga ou carne.

Importante frisar que o risoto tem um preparo especial, uma vez que a água deve ser adicionada aos poucos, sempre mexendo os ingredientes na panela. A refeição é típica do norte da Itália e também já conseguiu fãs em vários países.

Fato é que a cozinha italiana influenciou diversas culturas e até hoje serve de inspiração para a criação de pratos saborosos. Não à toa, há restaurantes focados na culinária italiana em praticamente todo o mundo. Afinal, a Itália é referência quando o assunto é colocar a mão na massa — literalmente!

Gosta de cozinhar e quer dicas para se tornar um verdadeiro chef, promovendo jantares e reuniões inesquecíveis? Confira, então, o ebook com dicas infalíveis de gastronomia e arrase!

Comments are closed.