Hotel em Sumaré

Conheça as principais entidades de organização de eventos no Brasil

Um evento bem-sucedido é sinônimo de boa organização. Afinal, para que tudo dê certo é preciso planejar com atenção cada detalhe: local, decoração, fornecedores, cardápio, brindes, atrações, divulgação etc. Esses são só alguns dos itens que fazem parte da organização de eventos, sejam eles de pequeno ou grande porte.

Com tantas responsabilidades, você às vezes se sente um pouco perdido na hora de planejar os eventos da sua empresa, por exemplo? Para te ajudar nesta importante missão, hoje vamos te apresentar as principais entidades do Brasil que orientam a organização de eventos. Confira!

ABRACCEF

Desde 1985, a Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras representa, entre outros, os centros de convenções e exposições que alugam ou cedem seu espaço a terceiros para a realização de eventos.

Ela trabalha para a qualificação dos associados, oferecendo assessoria técnica e jurídica e promovendo integração e troca de informações nas áreas de operações, finanças, tecnologia, gerenciamento, marketing, comercial, relacionamento com clientes e desenvolvimento de negócios.

Com sede em Curitiba, no Paraná, a ABRACCEF possui nove regionais espalhadas por outros pontos da região sul, além do nordeste, sudeste, norte e Distrito Federal.

A anuidade para os associados vai de R$5.334 a R$ 8.000, de acordo com o porte do seu espaço.

UBRAFE

Como o nome já diz, a União Brasileira dos Promotores de Feiras representa empresas de organização, promoção, operação e montagem de feiras de negócios.

O objetivo da entidade é fortalecer o setor com uma equipe de profissionais que assessoram as empresas em questões técnicas, jurídicas, no relacionamento com a imprensa e oferecendo cursos.

As feiras da UBRAFE reúnem cerca de 32 mil expositores nacionais e 6 mil expositores estrangeiros de vários setores da economia, atraindo aproximadamente 7,5 milhões de visitantes.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert
Eventos em SumaréPowered by Rock Convert

ICCA

Um dos principais benefícios de quem integra a Associação Internacional de Convenções e Congressos é a oportunidade de ficar em contato com executivos de várias partes do mundo, especializados na organização de eventos internacionais.

Outras vantagens:

  • acesso a documentos com informações sobre a preparação de eventos de sucesso;
  • participação em seminários que reúnem 20 associados internacionais e 40 membros da ICCA com o objetivo de compartilhar informações, experiências e novas ideias para o desenvolvimento do setor;
  • acesso e atualização do seu perfil na base de dados da ICCA para que sua empresa receba ofertas preparadas de acordo com as necessidades do seu negócio.

Para se associar é necessário preencher um formulário online, pagar uma taxa de adesão e uma taxa anual.

EMBRATUR

Instituto Brasileiro de Turismo, a Embratur  é uma autarquia do Ministério do Turismo criada para promover o turismo brasileiro no cenário internacional. Por meio de campanhas de marketing, o objetivo é aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no país, a fim de contribuir com o nosso desenvolvimento econômico e social.

ABEOC

Coordenar, orientar e defender os interesses de empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos é a missão da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, desde sua criação em 1977.

Com atuação em 12 estados do país, a ABEOC conta atualmente com cerca de 500 associados. Entre as atividades e ações realizadas pela associação no suporte às empresas de eventos estão:

  • realização de palestras sobre temas de interesse do setor;
  • promoção de reuniões com associados e regionais;
  • encontros com empresários e associações de classe para troca de informações e experiências;
  • promoção dos profissionais da área de eventos;
  • orientação na contratação de profissionais para eventos.

A entidade também é membro da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, a COCAL. A filiação à ABEOC é feita por meio do preenchimento de uma ficha de associação que deve ser enviada junto com a documentação exigida.

Essas são as principais entidades que atuam no Brasil orientando profissionais e empresas na organização de eventos. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse setor, já pode procurar ajuda para deixar seus eventos ainda melhores.

Deixe o seu comentário no post: dê suas sugestões, tire dúvidas e compartilhe com a gente suas experiências no mundo dos eventos.

Comments are closed.