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O que é preciso fazer para a convenção de vendas ser um sucesso?

Para manter os funcionários, vendedores e representantes motivados, alcançando resultados satisfatórios e atingindo as metas e objetivos da sua empresa, é fundamental investir na convenção de vendas.

A convenção de vendas é um evento com o objetivo de reunir sua equipe interna, normalmente realizada em hotéis e auditórios que comportem o seu público. Essa estratégia de marketing é utilizada para dar um up no time, fortalecendo os laços de relacionamentos e servindo de combustível para impulsionar as metas do seu negócio.

Considerando que a convenção de vendas influencia positivamente no rumo da sua organização, quer saber como realizá-la de forma espetacular? Aprenda agora!

Planeje sua convenção de vendas

O grande segredo para o sucesso do seu evento é o planejamento. Por isso, inicie analisando quais foram os resultados da equipe nos últimos anos, crie gráficos e comece a mapear uma estratégia para superar essas metas. Encontre uma forma de transmitir esse estudo aos funcionários de uma maneira dinâmica e divertida, convertendo os pensamentos negativos em motivação para a empresa continuar crescendo.

A convenção de vendas normalmente é realizada em um mesmo dia. Contudo, pode ser estendida para um período maior, o que depende da estratégia do seu evento. No encontro, é necessário apresentar oportunidades de crescimento e fortalecer os laços com a equipe, provocando mudanças de postura que possam corrigir possíveis falhas.

Por isso, coloque na ponta do lápis tudo o que você considera primordial ter no seu evento. Faça planilhas e acompanhe todas as ações que precisam ser realizadas, envolvendo o pré, durante e pós-evento. Além disso, o planejamento deve incluir métricas para a mensuração de resultados do seu evento.

Crie um tema interessante

Você precisa conhecer a realidade do seu negócio e do mercado. Nesse aspecto, nada melhor do que fazer uma pesquisa com os funcionários para identificar quais são as suas principais dificuldades e as técnicas que precisam aprender. Assim, você mapeia o tema do evento e encontra palestrantes que supram as reais necessidades da sua equipe.

Por exemplo: de nada adianta você criar uma palestra sobre “a abordagem ideal ao cliente” quando a sua equipe precisa aprender “como finalizar as vendas e tornar os clientes mais engajados”, certo? Então, o tema do evento precisa ser coerente com a estratégia e interessante para que sua equipe se sinta motivada em participar.

Encontre o local ideal

Não realize o evento dentro da sua empresa. Faça com que os funcionários saiam da sua zona de conforto e sintam que o encontro foi planejado pensando nos mínimos detalhes, justamente para valorizar o trabalho e dedicação da sua equipe.

Para isso, encontre um local que encante seus funcionários, que eles possam ter contato com a natureza para renovar as suas energias e, ao mesmo tempo, se sintam engajados com a temática do evento.

Eventos em Sumaré

Uma excelente alternativa a que as empresas estão aderindo, devido ao melhor custo-benefício, é realizar a convenção de vendas em hotéis que tenham espaço para encontros de negócio. Esses locais proporcionam mais conforto e qualidade para os participantes, além de oferecer restaurante e outros serviços que podem ser contratados no pacote, o que acaba facilitando a logística do organizador do evento.

Defina quem será o palestrante e as atrações

O palestrante é uma das atrações principais da sua convenção de vendas. Por isso, depois de escolher o tema, encontre referências de pessoas que falem sobre o assunto de uma maneira divertida e motivadora. É adequado integrar os assuntos mais técnicos e sérios da empresa (como é o caso da apresentação dos indicadores comerciais) com ideias inovadoras e que sirvam para dar um ânimo na equipe.

Portanto, procure um palestrante que entenda sobre o assunto e possa criar uma discurso personalizado para a sua empresa. Para isso, busque por referências na internet e converse com empresas que já realizaram palestras com a pessoa que você está pensando em firmar parceria para conseguir referências.

Além disso, mesmo contando com um bom palestrante, também é interessante envolver funcionários-chave para dar depoimentos e relatos de sucesso. Eles servirão para inspirar os colegas. Ao final do evento, você pode investir em uma festa corporativa.

Incentive a interatividade

O seu evento precisa criar uma experiência única para os seus participantes. Por isso, aposte na tecnologia para promover a interatividade dos funcionários: crie jogos online e invista na gamificação para que eles aproveitem os momentos de descontração do encontro e aprendam mais sobre os conceitos importantes da sua empresa.

Atualmente, diversas organizações investem nos jogos cujo objetivo é ensinar estratégias para as equipes e promover uma competição saudável. Além disso, é essencial programar pausas e intervalos com dinâmicas de grupo para que o evento mantenha um bom ritmo e os funcionários possam estar em movimento.

Outra ideia interessante é criar uma hashtag do evento e solicitar que os participantes usem-na em fotos e vídeos. Assim, você pode mensurar o sucesso da convenção de vendas e pode criar boas ações de engajamento no pós-evento.

Invista na decoração

Outro importante aspecto que você precisa considerar é a decoração. Lembre-se de que o funcionário precisa sentir que todo o evento foi preparado pensando na sua experiência. Dessa maneira, cada detalhe precisa de atenção, tais como:

  • enfeites de mesa;
  • brindes;
  • posicionamento dos alimentos e bebidas;
  • copos e drinks;
  • som e luz;
  • projeção das imagens;
  • lembrancinhas.

Seu maior objetivo deve ser fazer a sua equipe sair da convenção de vendas com a certeza de que podem se dedicar ainda mais para alcançar melhores resultados de vendas. Por isso, cada detalhe importa para que o funcionário se sinta especial.

A convenção de vendas é uma excelente oportunidade para a integração e motivação da sua equipe. Com ela, você apresenta indicadores e investe em maneiras para engajar o time. Assim, o evento serve como combustível para renovar as energias e permitir o crescimento dentro da organização, trazendo lucratividade e mais produtividade.

Não sabe onde realizar seu próximo evento? O Fildi Hotel & Eventos tem grande experiência em promover convenções de vendas e encontros de negócio. Entrar em contato conosco para trocarmos uma ideia!

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