entenda-agora-como-definir-cotas-de-patrocinio-para-eventos.jpeg

Entenda agora como definir cotas de patrocínio para eventos

Quando estruturamos o planejamento estratégico de um evento, um dos principais aspectos que devemos levar em consideração é com relação às cotas de patrocínio. Isso porque, em qualquer tipo de ocasião (feira, congresso, workshop, palestra), esses valores são importantes para o financeiro não sair no negativo e evitar prejuízos.

Mas qual a forma mais adequada de definir as cotas? O que devemos levar em consideração? Por que os patrocinadores devem investir em sua proposta? Se você não tem experiência em como definir as cotas de patrocínio para eventos, fique tranquilo! Com este post, vamos te ensinar tudo! Confira!

1. Defina o valor necessário para realizar o evento

O primeiro passo é formatar o relatório financeiro do evento. Isso significa que você precisa colocar no papel tudo o que vai gastar no evento, como os custos com:

  • decoração;
  • infraestrutura;
  • atrações;
  • equipe de serviço;
  • alimentação/bebidas.

Feito isso, agora você já sabe tudo o que vai precisar investir. Estipule as metas de patrocínio (para saber quantos patrocinadores precisa ter!) e vamos ao próximo passo!

2. Analise quanto os patrocinadores podem pagar

Para saber qual a cota de patrocínio oferecer aos seus patrocinadores, primeiro, você precisa saber o quanto eles costumam investir.

Por exemplo, se você vai oferecer a cota de patrocínio a uma multinacional, ela está acostumada a investir altos valores em marketing. Já se você for oferecer a cota para uma empresa menor, precisa saber que ela não vai ter tanta verba assim, então, são muitas as chances de retorno com uma resposta negativa!

Eventos em SumaréPowered by Rock Convert

Portanto, liste todas as empresas às quais você pedirá auxílio e pesquise, na internet, quais são os investimentos delas em marketing para ter uma ideia de valores.

3. Decida o valor e a nomenclatura das cotas

Depois de saber quanto os seus potenciais patrocinadores podem investir no seu evento, é a hora de definir as cotas de patrocínio. Você pode ter tanto multinacionais (que investirão bastante no seu evento!) quanto as empresas menores (que não possuem tantos recursos assim!).

Então, pensando nisso, nomeie as cotas de acordo com a nomenclatura que você quiser (vale a criatividade!). Porém, os títulos mais comuns são:

  • patrocínio ouro;
  • patrocínio prata;
  • patrocínio bronze.

4. Planeje os benefícios dados aos patrocinadores

Obviamente um patrocinador ouro precisa ter mais benefícios do que um bronze, caso contrário, o investimento não será vantajoso para ele. Portanto, o mais importante é ter bem detalhados e estruturados todos os valores e benefícios na apresentação de solicitação de patrocínio.

Ou seja, defina tudo o que você poderá proporcionar de benefícios aos apoiadores e faça a divisão. Confira algumas ideias:

  • espaço disponível para exposição e venda de produtos;
  • propaganda no telão do evento;
  • tempo para apresentação da empresa apoiadora no palco;
  • menção do patrocinador no protocolo;
  • anúncio com o logotipo da organização patrocinadora publicado em jornais, revistas, blogs, banners, cartazes, convites;
  • divulgação nas redes sociais e em e-mail marketing;
  • disponibilização do mailing do evento para o patrocinador realizar o pós-evento;
  • disponibilidade de a empresa realizar uma ação no evento, ou fazer entrega de brindes ou sorteio de prêmios.

E aí? Você gostou do nosso post sobre como definir as cotas de patrocínio para eventos? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no post!

E se precisar fazer um evento, conte com a nossa equipe para apoiá-lo! Entre em contato por aqui!

Comments are closed.