entenda-o-que-a-vigilancia-sanitaria-fiscaliza-em-eventos.jpeg

Entenda o que a vigilância sanitária fiscaliza em eventos

Se você pensa que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) fiscaliza somente eventos de grande porte, está muito enganado — ela pode verificar todo e qualquer tipo, desde confraternizações, encontros de negócio e feiras internas. Por isso, saber o que a vigilância sanitária fiscaliza em eventos é fundamental para não ter o seu interditado.

É isso mesmo! Se o seu evento não estiver conforme as normas legais, você pode ter o seu interrompido e, ainda, enfrentar uma série de dores de cabeça.

Quer entender mais sobre o assunto e saber quais são os principais pontos fiscalizados pela ANVISA? Veja!

Entenda qual é a importância da regulamentação

Para você ter uma ideia, os maiores surtos de doenças gastrointestinais são causados pelas bactérias patogênicas (a mais conhecida é a salmonela, mas há também a staficoccus aureus).

Quando há a falta de cuidados e higiene com os alimentos (desde prazo de validade, armazenamento em local indevido, embalagem duvidosa), podem contaminar a comida e colocar em risco a saúde dos convidados.

O problema pode se agravar pela intoxicação alimentar, que hospitalizam as pessoas e podem (em casos mais extremos) levá-la ao óbito.

Por isso, a ANVISA fiscaliza os eventos para ter a certeza de que tudo está conforme a regulamentação. Assim, não há riscos para a saúde dos convidados.

Saiba o que é avaliado para obter a licença da vigilância sanitária

Sempre que você for realizar um evento, entre em contato com a vigilância sanitária da sua região para verificar quais são os critérios de avaliação (variam de uma cidade para outra).

Dê uma lida na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 que fala justamente sobre isso: responsabiliza cada município sobre as regulamentações de vigilância sanitária da cidade.

Contudo, em regras gerais é necessário ter cuidado com a higiene do local e das pessoas e com o controle dos alimentos. Confira!

Eventos em SumaréPowered by Rock Convert

Higiene do local e das pessoas

É necessário ter banheiros limpos à disposição do público (inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais).

Tenha um espaço para o médico socorrista, em caso de urgências.

Também é ideal que a equipe de trabalho esteja uniformizada, em perfeitas condições de saúde e também com uma boa higiene.

Controle de alimentos

Os alimentos precisam estar devidamente armazenados em perfeitas condições para o consumo.

Se você tem uma área de estoque é importante observar os rótulos, para se certificar de que todos os alimentos estão armazenados de acordo com as condições especificadas e, é claro, dentro do prazo de validade.

Veja como estar de acordo com a regulamentação

Lembre-se de que a saúde dos convidados e a higiene do local são os principais pontos para entender o que a vigilância sanitária fiscaliza.

Para realizar o seu evento escolha um ambiente limpo, arejado e em perfeitas condições para atender o seu público.

Além disso, sempre é bom contar com médicos socorristas para atendimentos emergenciais.

Confira as nossas dicas para realizar um evento de acordo com as especificações da AVISA:

  • atente-se para a higiene pessoal da equipe de trabalho;
  • verifique o armazenamento e o prazo de validade dos produtos;
  • não deixe alimentos expostos por muito tempo;
  • tenha lixeiras à disposição do público;
  • adquira um kit de primeiros socorros;
  • tenha uma equipe de limpeza;
  • seja rigoroso com todos os detalhes;
  • verifique a higiene dos banheiros (tenha manutenção de limpeza);
  • contrate profissionais habilitados para manipular a comida.

Quando falamos em organizar um evento, dificilmente lembramos que a ANVISA pode fiscalizá-lo. Por isso, entender o que a vigilância sanitária fiscaliza em eventos para estar atento às normas e regulamentações é extremamente importante para ter a certeza de que você não colocará em risco a saúde dos seus convidados, ele não será interditado e você não terá complicações futuras.

E, aí? Você gostou deste conteúdo? Siga-nos no FacebookTwitter e LinkedIn para acompanhar as nossas matérias!

Comments are closed.