Eventos_esportivos_empresariais_podem_melhorar_o_clima_da_equipe.jpg.jpeg

Eventos esportivos empresariais podem melhorar o clima da equipe?

Está precisando motivar sua equipe, levantar o moral do departamento ou deixar o clima corporativo mais positivo? A resposta para todos esses problemas pode ser bem simples: investir em eventos esportivos empresariais. Se você nunca tinha pensado nessa alternativa, neste artigo nós apresentamos um guia básico. Confira nossas dicas e descubra como jogos e competições podem trazer os resultados que você precisa.

Por que fazer eventos esportivos empresariais?

A primeira vantagem de investir neste tipo de evento é bastante óbvia: eles oferecem uma oportunidade de melhorar a saúde dos colaboradores sem ficar no lugar comum. Nada de ginástica laboral! Que tal uma partida de futebol ou vôlei?

Além disso, esportes são conhecidos como uma forma lúdica de trabalhar não apenas o corpo, mas a mente. Eles incitam valores básicos no ser humano, como trabalho em equipe, superação, responsabilidade, respeito ao próximo e observância das regras. Mesmo a equipe que não vence acaba levando para casa lições valiosas.

Para completar, tudo isso é feito em um ambiente sem pressão profissional, onde todos se sentem à vontade, relaxados e bem-humorados. Quando eles retornam à rotina de trabalho, o clima da equipe estará visivelmente mais leve.

Como implementar?

Algumas empresas deixam que a participação nos eventos esportivos empresariais seja livre. Elas oferecem os subsídios, mas os próprios funcionários interessados devem organizar a atividade. Porém, nossa recomendação é que o próprio gestor da equipe tome a iniciativa e implemente o evento.

Isso não significa que ele deve tomar todas as decisões sozinho, de maneira autoritária; porém, é importante que ele seja um facilitador. Caso mesmo assim o gestor observe que há pouca adesão, ele ainda pode fazer com que a participação seja obrigatória, ao menos nas primeiras vezes (até que se torne parte da cultura organizacional). Para isso, o evento precisa ser dentro da jornada de trabalho da equipe. É um arranjo que vai custar algumas horas de trabalho, mas vale a pena, considerando os efeitos que terá em motivação e produtividade.

Qual esporte praticar?

Essa decisão vai depender do perfil da equipe. Fatores como idade e sexo influenciam muito os interesses e as possibilidades físicas dos funcionários. Mulheres podem preferir vôlei, enquanto homens tendem a preferir futebol, e pessoas com idade mais avançada poderiam escolher esportes de menor impacto.

O dilema maior é determinar se vale a pena ou não realizar um evento esportivo empresarial com mais de uma modalidade. Afinal, o objetivo é aproximar os funcionários, e não dividi-los; mas, ao mesmo tempo, a empresa não pode coagir ninguém a participar de um esporte com o qual não se sente confortável. Assim, essa decisão precisa ser tomada com uma sensibilidade gerencial. Analise o perfil de sua equipe, defina algumas opções e leve-as para debate com a participação de todos para chegar a um ponto de acordo.

É necessário contratar uma empresa?

Isso vai depender muito do porte da sua equipe ou da sua empresa. Se você pretende integrar uma empresa com 100 funcionários, a organização será realmente mais complicada. Contar com ajuda profissional de uma empresa com experiência em eventos desse porte é uma forma de garantir o sucesso da iniciativa. Para completar, isso evita que os setores de Marketing e RH de sua empresa fiquem sobrecarregados, embora a participação deles no planejamento ainda seja essencial.

Caso você opte por contratar uma empresa especializada, esteja atento à estrutura que ela oferece. Lembre-se de que é preciso ter um espaço adequado para a prática do esporte, uniformes, arbitragem, primeiros socorros, controle das equipes conforme avançam no “campeonato” e premiação aos vencedores.

Qual é o melhor espaço para realizar as atividades?

A escolha do local adequado é um dos principais fatores de sucesso para o evento esportivo empresarial. Existem 2 locais que costumam ter todas as instalações necessárias: clubes e hotéis. Além disso, ambos têm uma estrutura completa de lazer, que permite unir a atividade esportiva a uma confraternização.

Os hotéis ainda trazem uma vantagem adicional. Caso você esteja realizando o evento em um local afastado da sede da empresa, é possível negociar o evento e a hospedagem com o mesmo fornecedor, obtendo uma economia significativa.

Você tem outras dúvidas sobre como organizar eventos esportivos empresariais? Então deixe sua pergunta nos comentários!

Comments are closed.