conheca-os-principais-eventos-realizados-na-cidade-de-sumare.jpeg

Conheça os principais eventos realizados na cidade de Sumaré

A cidade de Sumaré cresce cada vez mais como uma verdadeira referência cultural e econômica no interior de São Paulo. Localizada a aproximadamente 33 quilômetros de Campinas, a região costuma ser frequentada por muitos visitantes de diferentes partes do Estado.

A cada ano, uma grande variedade de atividades movimenta o calendário de entretenimento com atrações para todas as idades. Outro destaque é a concentração de montadoras da indústria automobilística, que gera uma série de oportunidades de emprego. A fábrica da Honda, por exemplo, atua em Sumaré há mais de 21 anos.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar os principais eventos realizados na cidade e outras informações essenciais. Acompanhe e fique por dentro!

Festa da Candelária

A festividade é um dos mais importantes eventos do calendário oficial do município. Realizada sempre no último final de semana de agosto, a Candelária também representa o encerramento das comemorações do mês de aniversário de Sumaré.

A programação é completamente gratuita e oferece uma série de shows, culinária típica e atrações de entretenimento para todas as idades. Conheça alguns dos pratos mais famosos:

  • Frango assado completo;
  • Costela assada;
  • Pastéis;
  • Vinho quente;
  • Cachorro-quente;
  • Cuscuz;
  • Doces típicos.

Além da diversão, o tradicionalismo também é muito forte no conceito da festa. Entre os principais destaques estão a missa campal de domingo, o Desfile dos Cavaleiros, Charretes, Tratores, Picapes, Almoço Caipira e Leilão dos animais. O estilo rural do evento é preservado por sua equipe de organizadores, que costuma ser formada por voluntários da Igreja de Nossa Senhora da Candelária.

Os festejos preservam as raízes rurais de imigrantes italianos. Na edição de 2016, cerca de 12 mil pessoas passaram pelo local. São mais de 100 colaboradores que somam esforços para atender ao púbico em tarefas variadas.

A Igreja da Candelária foi fundada em 1943 com a ajuda de diversas famílias italianas que viviam na cidade. Durante o ano de 2013, a festa foi resgatada pelos descendentes diretos dos fundadores do bairro Cruzeiro do Sul na primeira metade do século passado.

Festa da Cultura Japonesa

O evento é organizado pela Associação Cultural Esportiva Nipo-brasileira de Sumaré. Com diversas opções da culinária oriental e apresentações artísticas, o festival cresce a cada ano em popularidade. Em junho de 2017, aconteceu a 10ª edição em um final de semana de celebrações. Toda a estrutura do local é montada com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer.

Entre as atrações mais aguardadas estão workshops com temas variados, oficinas, demonstrações de danças tradicionais, shows e animes. Toda a comunidade costuma se engajar como forma de contribuir com o crescimento da festa.

Além de conhecer a história da imigração japonesa na região, o visitante também pode conferir uma bela exposição de orquídeas e comprar diversos artigos temáticos de decoração. Uma das principais novidades das últimas edições é a criação de um torneio de mallet golf. O esporte funciona como uma versão oriental do golfe tradicional com uma quantidade menor de tacos e tacadas mais curtas.

Eventos em SumaréPowered by Rock Convert

Festa da Feira

Celebrada sempre durante o mês de julho em virtude das comemorações do aniversário de Sumaré, a festa conta com atrações culturais e de lazer. Em cada edição, a organização da Prefeitura Municipal prepara um local diferente para receber o público.

Tradicionalmente, o evento conta com apresentações do Canil da Guarda Sinfônica Municipal, Fanfarra da Melhor Idade, ginástica artística, show de talentos, exposição de orquídeas e dança típica. As ações gratuitas de saúde são outros pontos imperdíveis da festividade.

Os espaços das tendas da saúde e do Fundo Social da Solidariedade oferecem averiguação da pressão arterial, testes de glicemia, cortes de cabelo e oficinas de beleza para as mulheres.

Sumaré Arena Music

A festa é considerada um dos rodeios mais bonitos do Brasil. Com uma estrutura extremamente moderna e confortável, o público pode conferir, durante o mês de abril, uma série de shows, concursos de montaria e atrações de entretenimento para toda a família. A cada ano, são esperadas mais de 65 mil pessoas de todo o estado de São Paulo.

Durante a edição de 2017, se apresentaram grandes nomes da música atual, como a cantora Marília Mendonça, Bruno e Marrone, Edson e Hudson, Maiara e Maraisa e Vila Baggage. O rodeio acontece no Parque Aquático Expo Águas, em uma área de 72 mil metros quadrados. Além de coberto e climatizado, o espaço ainda oferece camarotes, lounges, arquibancadas, espaços de beleza e barbearias.

A segurança do evento conta com o trabalho de 240 profissionais e apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros. Apesar do investimento em grandes artistas, o público aguarda ansiosamente pela competição do rodeio. Todas as categorias são divididas em montaria de touro, tradicional, prova de três tambores e prova dos “carneiros”, exclusiva para crianças.

Festa das Nações

O evento organizado pela Prefeitura da cidade celebra diferentes culturas durante quatro dias. Realizada em parceria com 13 entidades assistenciais do município, a edição de 2017 da festa aconteceu no Expo Águas, em setembro.

Cada país recebe uma barraca personalizada repleta de informações sobre seus costumes e culinária típica. A comemoração é completamente beneficente e visa movimentar a economia da região com entretenimento de alta qualidade para a população.

Trilhão de Motos de Sumaré

Organizado pela LME Eventos com apoio da Prefeitura local, o encontro é um prato cheio para os apaixonados por velocidade. Os participantes percorrem cerca de 60 quilômetros em um trajeto que passa por áreas rurais da cidade de Sumaré, de Nova Odessa e Monte Mor.

O evento costuma acontecer anualmente também em outras localidades do interior de São Paulo, como Campinas. Para participar, os interessados precisam realizar uma inscrição prévia com uma taxa de pagamento. A concentração das motos acontece tradicionalmente no Parque Aquático Paraíso das Águas com sorteio de brindes e troféus para os inscritos.

Pronto! Agora você já conhece os principais eventos da cidade de Sumaré. A cada ano, a região cresce ainda mais como uma importante referência em questões culturais e corporativas. Por isso, torna-se essencial ficar de olho no calendário para não perder nenhuma atração e se manter atualizado sobre os movimentos econômicos da área industrial.

Gostou das informações deste artigo? Então, deixe seu comentário no post e compartilhe conosco suas experiências na cidade.

Comments are closed.