saiba-mais-sobre-a-festa-do-peao-de-americana.jpeg

Saiba mais sobre a Festa do Peão de Americana

Todo ano, milhares de pessoas em todo mundo celebram a cultura do sertanejo. Seja nos Estados Unidos, que comemoram as tradições da cultura country, na Espanha, que devota a força das touradas, e até mesmo no Brasil, onde a figura do peão é glorificada. O estado de São Paulo apresenta ótimos exemplos dessa celebração. É o caso do rodeio de Americana.

Essa cidade localizada na região de Campinas promove esse evento há mais de 30 anos, considerando que sua primeira edição foi em 1987. No evento, há diversas atrações, como a disputa de montaria, provas de obstáculos e o desfile dos cavaleiros, considerado o ponta pé inicial da festa.

Quer saber mais informações sobre esse grande evento? Acompanhe este texto conheça mais sobre a história da festa, as atrações principais e informações sobre a cidade de Americana, grande cenário para o rodeio. Confira!

A história da Festa do Peão de Americana

Tudo começou durante uma Romaria à Pirapora do Bom Jesus. A Romaria é uma tradição de décadas, na qual cavaleiros e amazonas do interior paulista participam, com seus cavalos, percorrendo o trajeto de suas cidades até Pirapora.

Em uma das romarias, surgiu a parceria entre o Clube de Cavaleiros de Americana (CCA) e Zé do Prato, locutor icônico que deu origem a Festa. Famoso como o Grande Pai dos rodeios, Zé do Prato cunhou nas rádios a icônica expressão “Segura peão”, com tom forte e vibrante.

Zé do Prato e o CCA idealizaram a Festa, que teve sua primeira edição em 1987, na cidade de Americana, cerca de 130 km da capital São Paulo. O público inicial girava em torno de 25.000 pessoas, anunciando, já naquela época, o sucesso e as proporções que tomaria. Atualmente, o evento atrai mais de 400.000 pessoas.

As atrações da Festa do Peão de Americana

A Festa do Peão de Americana é um dos maiores eventos de celebração da cultura country e carrega consigo dois elementos sempre presentes na festa: alegria e muita montaria.

O evento conta com estrutura básica de praça de alimentação, ambulatório e estacionamento, e espaços especiais como a fazendinha e o rancho da vox 90 (rádio local de Americana).

Tudo isso acontece no parque de eventos do CCA, rodovia Anhanguera (Km 120), dos dias 9 a 18 de junho. Os ingressos podem ser comprados online ou em pontos de venda e cabem em qualquer orçamento, variando de R$ 10,00 a R$ 400,00 a depender do dia e da área escolhida — se áreas de pista, camarote Americana, camarote Super Bull e Camarote Brahma.

Geralmente, acontecem 2 ou 3 apresentações musicais por dia, divididas em 2 palcos. Os shows trazem os talentos da música sertaneja e abarca tanto os novos artistas quanto os já consagrados, promovendo um amplo panorama da música sertaneja.

Embora haja uma queima de fogos com alta tecnologia, o público é também encantado com as tradições caipiras. Essas são apresentadas em suas várias vertentes, como a moda de viola e rodeio à maneira antiga. Essas são as verdadeiras motivações que fazem a festa ter uma característica única. A seguir, algumas atividades praticadas no rodeio de Americana.

Montaria

Você já deve ter vista esse tipo de competição em filmes de cawboy, até mesmo em parques de diversão têm um equipamento que ajuda simular essa atividade. Mas no rodeio de Americana tudo é ao vivo e a adrenalina corre solta.

A montaria tem o objetivo de manter o participante sobre o animal durante 8 segundos. As etapas são realizadas pela Professional Bull Riders (PRB), organização mundial de montaria em touros. No evento, acontece também a montaria em cavalos.

Três Tambores

Essa é uma competição que tem obstáculos durante o trajeto. A amazona ou cavaleiro precisa contornar o mais rápido possível três tambores dispostos numa formação triangular. É nesse momento que a sintonia entre o ser humano e o animal devem estar bastante afinada para que o vencedor ou a vencedora consiga contornar todos os obstáculos em menor tempo.

Team Penning

Do inglês team = equipe, e pen = curral. Originário do vaquejo familiar, essa prova consiste em um trio de cavaleiros que tem dois minutos para apartar 3 animais de um rebanho de 30 e conduzi-los ao curral.

Americana: o cenário para festa do Peão

Curiosidades sobre a cidade

Um bom rodeio não se faz sozinho. É preciso ter todo um aporte da cidade que o abriga. Nesse sentido, a cidade de Americana não deixa nada a desejar. Fundada em 27 de Agosto de 1875, essa cidade da região Metropolitana de Campinas tem diversas características importantes.

Por exemplo, Americana é reconhecida pelo seu alto índice de qualidade de vida. De acordo com os dados do Ranking do Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros, Americana está entras as vinte melhores cidades para se viver no país.

Além disso, Americana abriga histórias que datam do século XIX. A começar pelo seu nome. Após uma guerra civil ocorrida nos Estados Unidos, a chamada Guerra da Secessão, ocorreu um fluxo migratório para o Brasil em especial para a região onde se encontra a cidade de Americana. Em 1900, a vila que rodeava a estação ferroviária foi chamada de “Vila dos Americanos” — daí o nome da cidade.

Primeiras atividades econômicas de Americana

A vinda dos imigrantes não influenciou apenas o nome do local, mas também as atividades econômicas. É sabido que os imigrantes trouxeram técnicas agrícolas e também fomentaram a atividade têxtil. A cidade teve diversas fábricas de tecidos, tendo a Carioba a de maior destaque.

No início do século XX, a alta produção de tecido atraiu a atenção do comendador alemão Franz Müller. Interessado no negócio, o estrangeiro arrematou a fábrica em um leilão. A partir desse momento, a indústria têxtil ganhou ênfase no município, dinamizando a economia da região. Hoje em dia, essa atividade é uma das principais fontes de renda da região.

Outras atrações em Americana

Além do rodeio de Americana, a cidade apresenta outras interessantes atrações. É o caso do Jardim Botânico da cidade. Ele tem 210 mil metros quadrados com 8.500 mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas. Conta ainda com uma pista de caminhada pavimentada e iluminada e jardins temáticos.

Outra atração é o Zoológico de Americana. Ele tem 120 mil m² e, atualmente, uma das maiores finalidades é utilizar animais mantidos em cativeiro para realizar trabalhos de Educação Ambiental. Há uma equipe enorme de veterinários, biólogos e demais profissionais que cuidam da alimentação e outros cuidados necessários para manter a saúde dos bichinhos.

Americana também traz divertimento para que gosta das artes cênicas. O Teatro Municipal de Americana, nominado oficialmente como Teatro Municipal Lulu Benencase, tem capacidade para 757 lugares e é considerado um dos mais bem equipados do estado. Ali acontecem, desde o dia da sua abertura, importantes e grandiosas apresentações culturais, tais como espetáculos e festivais.

Não é raro, por exemplo, a realização de eventos nacionais e internacionais de artes cênicas e música. Também o local abriga atividades de com proposta sumariamente social, tais como os projetos de valorização da cultura local e da região.

Essas foram algumas informações sobre o rodeio de Americana. Além dos americanos, assim como no resto do estado, a cidade abrigou diversas famílias italianas. Estas trouxeram consigo suas técnicas, sua arte e seus costumes, até hoje enraizados na cultura da cidade. É o caso, por exemplo, da culinária italiana. Pizza, risoto e sorvete especial são alguns pratos que você pode saborear em Americana.

Quer saber mais sobre eventos e atividades interessantes para fazer em Campinas e região? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *