Frisante, espumante e champagne: entenda as diferenças

Algumas bebidas costumam ser reservadas para ocasiões especiais, é o caso do espumante, do frisante e do Champagne, muito consumidos em comemorações como festas de aniversário, casamentos e formaturas. No entanto, apesar de estarem sempre presentes nas mesas das pessoas, poucos realmente sabem a diferença entre essas 3 bebidas provenientes da uva, que são facilmente confundidas.

É importante entender que cada uma delas é produzida de forma única e que sua nomenclatura segue princípios estabelecidos há muito tempo.

Se você deseja aprender um pouco mais sobre o universo vinícola, conheça aqui as principais características dos frisantes, espumantes e do Champagne.

Frisante

O vinho frisante contém pouco gás carbônico se comparado ao espumante. Isso porque, na sua produção, é realizado um único processo de fermentação. Além de terem pouco gás, os frisantes também não contêm espuma. Os tipos mais conhecidos são produzidos na Itália e são chamados de Lambruscos.

No Brasil, apesar de os frisantes serem facilmente encontrados, as cidras ainda são mais populares. Entretanto, a diferença entre essas duas bebidas é que, enquanto o frisante tem gás carbônico proveniente da própria fermentação, na cidra o gás é adicionado de forma artificial. Por isso, o consenso é que a cidra não pode ser considerada um tipo de frisante.

Espumante

O espumante é um vinho com gás carbônico proveniente da segunda fermentação de um vinho já fermentado. Ou seja, não contém gás carbônico adicionado artificialmente. Esse tipo de vinho é produzido em diversos países, inclusive no Brasil, sendo a França um dos maiores produtores. Os espumantes podem receber outras denominações de acordo com os diferentes métodos de fabricação utilizados. Conheça:

  • Prosecco: natural da região do Vêneto, na Itália, local onde há muitos espumantes e vinhos brancos de qualidade, nas sub-regiões de Conegliano e Valdobbiadene;
  • Cavas: produzido na Espanha, na região da Catalunha e de Penedés, local com clima suave, trazendo um sabor adocicado;
  • Asti: é um vinho mais adocicado e com baixo teor alcoólico, elaborado com a uva Moscato. Este espumante recebe um tratamento especial, já que, durante sua fabricação, o processo é interrompido assim que atinge os teores de álcool e açúcar adequados. Ele é encontrado na região de Asti, em Piemonte, Itália.

Champagne

O Champagne é um tipo de espumante produzido na região de mesmo nome, localizada a 150 quilômetros de Paris. Assim, o nome Champagne é na verdade uma denominação de origem controlada, ou seja, apenas os vinhos produzidos nessa região e de acordo com métodos de produção específicos podem receber essa nomenclatura.

Sua produção é uma das mais elaboradas e complicadas do mundo vinícola, sendo autorizadas apenas as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. A segunda fermentação do Champagne é feita na própria garrafa e o tempo de envelhecimento varia de 15 meses a 3 anos.

Os diversos tipos de vinhos, como frisante, espumante e Champagne, sempre farão parte da vida daqueles que apreciam uma bebida de qualidade, sendo excelentes na harmonização com diferentes pratos. Para conhecer excelentes opções gastronômicas, acesse o site e não deixe de assinar nossa newsletter!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *