hotel-com-piscina-veja-5-cuidados-com-o-sol-que-voce-deve-ter.jpeg

Hotel com piscina: veja 5 cuidados com o sol que você deve ter

Nada melhor do que unir o útil ao agradável, não é mesmo? É aí que um hotel com piscina se destaca. Afinal, o estabelecimento permite que as crianças aproveitem o dia brincando bastante enquanto os adultos podem descansar.

Claro que acomodações que contemplam piscina e área de lazer fazem toda a diferença, tornando a diária muito mais prazerosa. Só que é preciso ter cuidado com alguns aspectos relacionados, sobretudo quando se tem crianças. Quer conferir os 5 pontos que merecem atenção especial em relação ao sol e à piscina? Continue a leitura!

1. Horário

Não há dúvidas de que o verão é uma das estações mais queridinhas do ano. Afinal, curtir uma piscina com direito a bebidas refrescantes é um programa para ninguém colocar defeito, concorda?

Entretanto, o que era para ser um momento de diversão e lazer pode se tornar um verdadeiro pesadelo. O responsável? O sol. Lembre-se de que ele pode causar queimaduras e até mesmo câncer de pele. Por isso, é importante ficar atento aos horários.

Dê preferência para aproveitar a piscina nos períodos mais frescos, evitando a forte incidência de raios ultravioletas. O mais recomendado é optar pelo solzinho da manhã (antes das 10 horas) e no finalzinho da tarde (depois das 16 horas).

2. Protetor solar

Parece óbvio, mas no momento da euforia é comum que as pessoas esqueçam de usar o protetor solar. O resultado é a insolação. Vale ressaltar que o uso do protetor solar não é recomendado apenas quando for usar a piscina, mas durante todo o ano.

Não basta usá-lo apenas no momento de pegar sol. O indicado é passá-lo no corpo uns minutinhos antes e renovar a aplicação a cada uma hora ou duas, pois a água é capaz de remover o protetor.

3. Hidratação

Como as altas temperaturas fazem com que o organismo perca água, nem é preciso dizer que se hidratar com frequência é essencial para curtir a piscina numa boa sem abrir mão do conforto e saúde, não é? Até porque a maior parte do nosso corpo, mais precisamente entre 70% e 75%, é constituída por esse líquido que é vital para o funcionamento correto dos órgãos.

4. Alimentação

Não é novidade que uma alimentação saudável está diretamente ligada à qualidade de vida. O que você talvez não saiba é que para ter disposição e aproveitar bem a piscina junto da família, o mais indicado é escolher refeições leves.

Frutas e verduras frescas são ótimas aliadas. Além de saudáveis, elas vão proporcionar a devida energia para aproveitar o dia sem causar aquele desconforto gerado por comidas pesadas. Não se esqueça também de fracionar a alimentação, isto é, comer mais vezes no decorrer do dia, só que em menor quantidade, combinado?

5. Crianças

Os pequenos merecem atenção extra, não é mesmo? Afinal, qualquer descuido pode ser fatal. Por isso, além de colocar todas as dicas em prática, verifique também se a piscina dá pé para elas e não se esqueça de apostar nas boias. A supervisão não é indispensável.

Acredite: um hotel com piscina vai tornar o passeio muito mais divertido, permitindo que você e sua família criem memórias inesquecíveis. Isso sem falar que as crianças poderão brincar enquanto os mais velhos descansam. Então, não pense duas vezes para considerar essa opção quando for viajar.

Gostou do conteúdo? Acha que ele será útil para outros amigos? Então, compartilhe o post nas redes sociais!

como-escolher-o-hotel-para-evento-ideal-na-regiao-de-campinas.jpeg

Como escolher o hotel para evento ideal na região de Campinas?

Um evento pode ser uma ótima oportunidade para gerar novos negócios, motivar a equipe, apresentar um produto inédito ou mesmo realizar um casamento. Mas para que o que evento tenha sucesso, ele deve ser feito em um local adequado. Já pensou em considerar um hotel para evento?

Essa é uma ótima solução para quem busca conforto e comodidade. Contudo, a escolha do hotel deve ser criteriosa, pois todos os detalhes inerentes ao acontecimento devem estar de acordo com a estrutura e os serviços oferecidos pelo hotel.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça as principais dicas de como escolher um hotel para eventos na região de Campinas. Confira!

Fique de olho na localização do hotel

O hotel pode ter uma estrutura estonteante, mas se ele se localiza em uma área violenta da cidade ou de difícil acesso, possivelmente seu evento tende a fracassar. Afinal, o público quer se sentir seguro e ter condições de chegar ao local de forma ágil e tranquila.

Por isso, se você estiver em São Paulo, opte por realizar seu evento em um hotel localizado na região de Campinas. As cidades dessa região são reconhecidas como um destino ideal para empreendedores e também apresentam atrativos culturais imperdíveis. Com essas características, o seu evento será um sucesso!

Verifique a qualidade de atendimento

Qualquer evento, como casamentos, confraternizações de trabalho ou seminários, precisa ter um bom atendimento. Isso se justifica pelo fato de que oferecer atenção especializada e adequada para o público garante a maior satisfação dele, podendo resultar em futuras conversões para o negócio. Nesse sentido, escolha um hotel com alto grau de atendimento e verifique se a equipe do local é frequentemente treinada,

Conheça as comodidades do local

Um hotel precisa ter uma infraestrutura confortável e adequada. Considera-se essencial conter elevadores, ar-condicionado split com controle remoto, televisão a cabo, rede de internet de qualidade, bancada de trabalho e frigobar. Sem contar os banheiros adequados, os quais devem apresentar temperatura agradável e boa pressão da água no chuveiro, além de espelhos bem iluminados.

O hotel também deve apresentar opções que atendam aos diversos gostos e necessidades dos clientes. Por exemplo, serviços de alimentação, transporte e espaço de lazer. Tudo isso faz com que diferentes públicos se sintam confortáveis no mesmo lugar.

Avalie o custo-benefício

Muitas vezes o hotel tem uma diária cara, mas está localizado perto da maior parte do seu público-alvo. Ou então, a diária é mais em conta, mas o local não tem as comodidades que poderiam agradar 100% do seu público. O que fazer?

Deve-se colocar no papel os prós e contras. Obviamente a escolha não deve se basear apenas no baixo preço, mas sim nas qualidades que você quer passar aos participantes do evento. Tente chegar no meio termo, em que fique claro o custo-benefício.

Essas foram algumas dicas para escolher um hotel para evento. É importante destacar que o sucesso de um evento está atrelado a uma variável importante: o planejamento. E um elemento importante nesse contexto é o checklist de eventos corporativos. Por meio dele, é possível organizar os preparativos iniciais, averiguar as características do espaço e investir nos demais fatores importantes.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outras novidades assinando a nossa newsletter!

hotel-para-negocios-ou-lazer-entenda-as-vantagens-para-sua-empresa.jpeg

Hotel para negócios ou lazer: entenda as vantagens para sua empresa

Para se destacarem ainda mais no mercado de turismo, hotéis estão investindo em sua infraestrutura para satisfazer as mais diversas expectativas de seus hóspedes. O hotel para negócios ou lazer é uma ótima opção e atende bem as necessidades do viajante corporativo.

Muitas empresas investem em viagens para tornar a sua marca mais conhecida. Nesse sentido, seus representantes precisam de um ambiente para realizar os negócios e, claro, de outro para dormir. Realizar essas tarefas em lugares diferentes, como em um escritório fora do hotel, poder tornar desgastante e dispendioso. Assim, esse tipo de hotel surge para oferecer praticidade e uma melhor experiência para o viajante.

Você ainda está em dúvidas se o hotel para negócios ou lazer é a alternativa ideal para a sua empresa? Confira a seguir suas vantagens!

Possui uma boa infraestrutura para reuniões e eventos

Um hotel para negócios ou lazer tem uma infraestrutura para oferecer a melhor estadia, com quartos confortáveis que proporcionam conforto e qualidade, boa alimentação e ainda oferece ambientes reservados para reuniões e eventos empresariais.

A sala de reuniões ou eventos corporativos deve ter todo o equipamento e auxílio técnico que a sua empresa precisa como:

  • microfone;
  • som e luz;
  • púlpito;
  • mesa;
  • cadeiras;
  • espaço para material de apoio;
  • espaço para inserir banners e materiais dos patrocinadores;
  • ambiente para check-in e credenciamento;
  • serviço de coffee break;
  • tela de projeção;
  • internet rápida;
  • equipamentos para videoconferência.

Isso evita que você tenha que correr atrás de equipamentos de última hora. Além disso, se o hotel não tem todos os recursos que você precisa, pode ajudar na organização do seu evento, alugando os equipamentos para que você possa ficar mais tranquilo. Por isso a importância de realizar uma boa pesquisa e perguntar sobre esses itens antes de fazer a reserva.

Proporciona mais conforto e segurança nos quartos

Pense bem: ao realizar uma viagem corporativa, você passa horas viajando, lidando com a pressão dos eventos e fazendo networking. Assim, quando chega ao final do dia, nada melhor do que tomar um bom banho quente, ter toalhas limpas e macias à disposição e descansar em uma cama confortável.

Isso proporciona uma excelente experiência ao viajante que, ao descansar, consegue repor as suas energias e se preparar para os compromissos do dia seguinte. Por isso, quarto precisa ser silencioso, ter ar-condicionado e escuro. Além disso, a segurança é fundamental para guardar objetos pessoais como notebook, cabos e demais equipamentos do hóspede.

Oferece diversas facilidades

Investir em um hotel para negócios ou lazer é uma alternativa que proporciona mais comodidade nas viagens corporativas. Veja as facilidades oferecidas para sua empresa:

  • café da manhã incluso;
  • serviço de lavanderia;
  • preço acessível;
  • disponibilidade de early check-in e late check-out;
  • estacionamento;
  • piscina;
  • room service;
  • sala de jogos;
  • academia;
  • espaço gourmet;
  • translado entre hotel e aeroporto.

Está em uma localização estratégica

Outra grande vantagem de hotéis que investem em turismo de negócios e também no lazer é a localização estratégica. Isso significa estar perto dos principais pontos turísticos da cidade e, geralmente, também do aeroporto. Ao se hospedar em um hotel assim, você não perde horas se deslocando e corre menos chances de chegar atrasado a alguma reunião ou evento.

Disponibiliza internet de qualidade

Quando falamos em viagens corporativas, é essencial priorizar lugares com internet de qualidade à disposição. Normalmente o viajante precisa estar em contato direto com a sua empresa, representantes, patrocinadores e resolvendo conflitos que surgem de última hora.

Quando o hotel escolhido não tem wi-fi ou uma boa conexão de internet, a estadia pode causar uma série de contratempos e transtornos. Por isso, encontrar um local que disponibiliza internet rápida e inclusa no pacote da diária é essencial para o sucesso da viagem.

Tem um excelente buffet

Além de uma boa acomodação nos quartos, o hotel precisa ter um bom serviço de alimentação e bebidas. Normalmente há um bar para que o viajante desfrute de um bom happy hour com seus colegas, aproveitando o momento para fazer networking.

Alguns hotéis oferecem o serviço de all-inclusive – quando todas as refeições e bebidas estão inclusas no pacote. Além disso, o restaurante precisa ter um serviço 24 horas e oferecer uma boa variedade de pratos, que contemplem todas as necessidades e possíveis restrições alimentares do hóspede, garantindo qualidade e bom atendimento a todos os clientes.

Propicia roteiros de visitas

Normalmente o viajante corporativo tem alguns momentos livres para realizar visitas técnicas, comerciais e também aproveitar os pontos turísticos da cidade com guias e rotas oferecidas pelo próprio hotel. Ele pode agendar o seu roteiro de visitas de modo que consiga conciliar a viagem corporativa com o lazer, conhecendo a cidade e a cultura local.

Participa de programas de fidelidade

Encontrar todos os serviços necessários para a viagem em um único hotel é essencial para reduzir os custos. Além disso, há a possibilidade de participar de programas de fidelidade e acumular pontos.

Por isso, os hotéis oferecem para as empresas serviços adicionais, descontos e até mesmo hospedagem grátis para aqueles que se hospedam sempre no mesmo local. Isso acontece porque o público empresarial busca conforto, segurança, praticidade, boa infraestrutura para realizar o seu trabalho e, é claro, o melhor custo-benefício.

Há flexibilidade no check-in e check-out

Normalmente os hotéis de lazer oferecem horário de check-in e check-out tabelados. Contudo, isso acaba não sendo vantajoso para a empresa pagar uma diária quando, por exemplo, o viajante vai chegar às duas horas da madrugada.

Dessa maneira, o hotel para negócio ou lazer proporciona flexibilidade nesses horários, facilitando o traslado.

O hotel para negócios ou lazer é uma alternativa para as empresas que buscam praticidade, economia, conforto e segurança da sua equipe interna. Ele é uma excelente opção (e o melhor custo x benefício) para os viajantes que realizam encontros de negócio em uma cidade diferente da sua. O viajante pode realizar a sua reunião e, no tempo livre, desfrutar da boa infraestrutura de lazer que o hotel disponibiliza.

Com este post, você conferiu as principais vantagens de investir em um hotel para negócio e lazer. Nós, da Fildi Hotel & Eventos, temos o melhor ambiente para os seus encontros de negócio. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco! Será um prazer trocar uma ideia com você!

quais-os-direitos-do-consumidor-na-contratacao-de-um-hotel-para-eventos.jpeg

Quais os direitos do consumidor na contratação de um hotel para eventos?

Quem organiza eventos corporativos deve saber que o trabalho demanda tempo, preocupações, investimentos e muitos cuidados. Quando se contrata um espaço de um hotel para produzir um encontro, o produtor precisa conhecer e se basear nos direitos do consumidor, de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor). Essa é a forma mais garantida de obter sucesso em sua produção e se proteger de possíveis imprevistos no contrato.

Se você pretende realizar algum tipo de evento corporativo, continue a leitura e conheça algumas dicas e alguns conceitos básicos do código de defesa do consumidor e conheça mais a fundo os seus direitos. Podemos começar?

Mas por que escolher um hotel para realização de eventos?

Alguns hotéis têm estruturas completas e equipes especializadas para a realização de eventos corporativos. Com isso, esses estabelecimentos já têm uma experiência suficiente para dar apoio e assistência necessária em suas produções. Isso também permite uma maior garantia de seus direitos. Dificilmente, ocorrem imprevistos nesses estabelecimentos, tendo em vista que já têm contratos padronizados e cláusulas que garantem a seguridade do produtor.

Quais são os principais direitos do consumidor na contratação de um hotel para eventos?

Neste tópico, separamos os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de contratar um hotel para seu evento. Confira cada um deles e sempre questione caso acredite que a negociação fuja de um ou outro conceito desses.

Venda casada

O organizador do evento não é obrigado a adquirir uma venda casada imposta pelo estabelecimento. Por exemplo, o hotel pode oferecer ao produtor, pacotes ou descontos nas diárias dos participantes de sua convenção, mas nunca tornar isso uma obrigação. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor brasileiro, essa imposição é proibida e está prevista sob a lei nº 8.137/90, art. 5º, II.

Educação para o consumo

Esse conceito se refere ao esclarecimento total e detalhado dos serviços e produtos oferecidos pelo fornecedor, no caso o hotel. Se houver dúvidas sobre alguma parte do contrato ou de propostas negociadas por ambos os lados, o produtor deve entrar em contato com o estabelecimento e solicitar todas as informações ou manuais de uso e este deve esclarecer e fornecer as orientações necessárias, prontamente.

Omissão de informações

Segundo o artigo 66 do CDC, está entre os direitos do consumidor a proibição de omissão de informações ou de afirmação de dados enganosos, por parte do fornecedor. Ou seja, o estabelecimento é obrigado a agir de boa fé e não pode omitir nada ao contratante, com o intuito de influenciar na escolha de serviços ou produtos. Como exemplo prático, você tem interesse em alugar um espaço menor para seu evento e o vendedor alega, de forma enganosa, que só tem disponibilidade para uma sala maior e mais cara.

Prazos

Prazos são de extrema importância para qualquer contratação de produtos e serviços. Isso se estende para a realização de eventos corporativos. Confira sempre no contrato os prazos estabelecidos para todas as suas necessidades, sejam eles referentes à finalização da prestação, sejam à devolução ou ressarcimento de algum valor, por exemplo.

Esses são alguns direitos do consumidor, tanto para a contratação de espaços de eventos, como para qualquer outro tipo de compra ou negociação. Prezar por eles, garante maior credibilidade e segurança para ambas as partes. Procure sempre um hotel renomado e com referências para a realização de seu evento corporativo.

Gostou? Tem mais alguma dica ou dúvida sobre seus direitos? Compartilhe conosco e deixe seu comentário aqui.

saiba-como-escolher-o-melhor-hotel-para-lua-de-mel.jpeg

Saiba como escolher o melhor hotel para lua de mel

Quem vai casar, normalmente dedica boa parte do tempo pensando na organização da cerimônia, na festa, no número de convidados, no buffet, entre outras coisas. Depois de tudo isso, chega a tão sonhada hora de realizar a primeira viagem da dupla, oficialmente casada.

No entanto, é essencial planejar esse momento e, principalmente, escolher um bom hotel para lua de mel. Já imaginou tudo dar certo no casamento e a primeira noite do casal a sós ser um fracasso por causa de uma hospedagem mal planejada? Nem pense nisso.

Por isso, separamos algumas dicas imperdíveis para você organizar sua viagem da melhor forma e escolher o hotel ideal para esses dias. Vamos começar?

Confira a infraestrutura e os serviços oferecidos

Antes de decidir qual hotel vai receber o casal, é importante levar em consideração os serviços que ele oferece. Confira, por exemplo, a qualidade do café da manhã e se o estabelecimento tem restaurante ou bar à disposição.

Há hotéis muito bem estruturados, que contam com espaço para eventos e equipes qualificadas. Eles podem, inclusive, ser o lugar da festa de casamento.

Já imaginou a facilidade de ter a estrutura toda pronta para os seus convidados e, ao final, só precisar subir para um quarto confortável e aproveitar as mordomias?

Não se esqueça de conferir os espaços de lazer

Tudo bem que a lua de mel é um momento para o casal se curtir, mas isso não significa que eles precisam ficar o tempo todo dentro do quarto.

Que tal um banho de sol na beira da piscina acompanhado de um bom drink, algumas risadas no salão de jogos, experiências gastronômicas no espaço gourmet ou, até mesmo, dar uma renovada nas energias na academia do hotel, depois de tanta correria do casamento?

Verifique sempre os espaços de lazer disponíveis no estabelecimento e, claro, use e abuse deles durante a estadia.

Compare a qualidade dos serviços

Na hora de escolher o hotel para lua de mel, é importante ter a certeza de que os serviços prestados são de qualidade. Confira o site do estabelecimento, as fotos e os vídeos para ter uma ideia do que esperar.

Outra forma eficiente de descobrir mais sobre o hotel é checar as avaliações em sites como TripAdvisor  e Booking. Eles são ótimos termômetros para comparar a qualidade e o preço da hospedagem.

Procure por pacotes promocionais

Depois de conferir todos as dicas acima e, finalmente, decidir o hotel para lua de mel, nada melhor do que poder contar com preços especiais para as diárias.

Os estabelecimentos que costumam receber casais nessas celebrações, geralmente oferecem pacotes exclusivos para recém-casados e, além de economizar, vocês podem contar com um atendimento diferenciado. Perfeito, não é mesmo?

Essas são algumas dicas importantes para quem procura um hotel para lua de mel que seja ideal para aproveitar ao máximo esse momento inesquecível. Seguindo todas elas, tenha certeza de que tudo vai sair como o planejado e nenhuma dor de cabeça vai atrapalhar as noites do casal.

Curtiu o post? Procura um hotel perfeito para realizar sua festa de casamento e ainda desfrutar de uma estrutura completa nos dias seguintes? Entre em contato conosco e conheça tudo o que temos para oferecer.

conheca-4-vantagens-da-hotelaria-independente.jpeg

Conheça 4 vantagens da hotelaria independente

A hotelaria independente é um serviço de hospedagem que foge dos grandes conglomerados do mesmo segmento. Dentro do ramo, existem aqueles que defendem a derrocada desse tipo de empreendimento, exatamente por não serem capazes de competir financeiramente com os grandes nomes da hotelaria.

Por outro lado, existem empreendedores menos pessimistas, que conseguem encontrar características muito particulares que constituem sua maior vantagem. Afinal, devido à livre competição do mercado e aos problemas acarretados pela crise econômica, os proprietários de hotéis independentes têm a chance de oferecer a seus clientes um ambiente fora dos modelos praticados por grandes hotéis.

Entre as suas maiores vantagens, podemos destacar a proximidade que esse tipo de negócio oferta para aqueles que estão em busca de um lugar tranquilo para fugir um pouco das rotinas agitadas e burocráticas que levam em função do seu trabalho ou até mesmo para aqueles que buscam um local mais barato para se hospedar.

Ficou interessado nesse conceito? Então, continue sua leitura, pois no texto de hoje vamos explicar algumas das vantagens apresentadas pela hotelaria independente em relação às grandes redes de hotéis. Acompanhe!

1. Maior proximidade com os clientes

Hotéis independentes são conhecidos por sua característica mais caseira, além de prover acolhimento e conforto aos hóspedes. Com influências da convivência familiar, esse estilo de hospedagem permite maior proximidade entre os mantenedores do negócio e seus clientes.

Dentro deste nicho independente há também os hostels, sendo mais comum a sua utilização entre os jovens mochileiros, além de pousadas em locais pitorescos. Um dos conceitos importantes desse estilo de hospedagem é a informalidade.

Portanto, é importante saber a que público é destinado o seu hotel. Se a resposta for relacionada a reuniões de negócios ou a pessoas que viajam a trabalho, talvez seja melhor manter a formalidade no trato.

2. Mais possibilidades de investimentos

Um hotel independente costuma ter uma hierarquia de comando bem menor. Isso quer dizer que existe menos burocracia em relação a procedimentos administrativos ou mesmo a melhorias. Quando algo estraga, quebra ou surge outra opção no mercado, os gerentes de um hotel independente podem encontrar uma facilidade maior em administrar a reposição do produto.

Além disso, outro fator importante é a facilidade que esse tipo de administração possui de atuar em nichos. Dessa forma os gestores podem investigar o mercado de modo a identificar aqueles setores que onde existe uma escassez de produtos ou ainda reduzir a briga acirrada por clientes com a concorrência mais ampla.

3. Menos processos burocráticos

Grandes hotéis costumam requerer documentos de solicitações, trâmites legais e uma série de outros detalhes que podem acabar atrasando os procedimentos necessários. Em pequenos hotéis, aqueles que realmente estão no comando são bem mais fáceis de encontrar e, automaticamente, qualquer solicitação que se tenha que fazer é mais rapidamente alcançada.

Em hotéis de rede, nem sempre aquele que atende por gerente é quem pode assinar os formulários necessários a determinado serviço. Portanto, a diminuição considerável da burocracia é um ponto positivo nos hotéis independentes.

4. Serviços exclusivos e originais

Oferecer para seus clientes serviços adequados à necessidade de cada um pode ser uma estratégia muito valiosa e útil. Afinal, esse é um diferencial que muitos clientes procuram na hora de fechar um produto ou serviço — especialmente quando o assunto é a sua hospedagem.

Portanto, disponibilizar um atendimento exclusivo e original, garantindo uma experiência vantajosa aos clientes é uma possibilidade real que a hotelaria independente tem investido para se destacar no mercado e ser bem vista pelos consumidores.

Ao procurar pela hotelaria independente, é essencial que, antes de buscar o local ideal de hospedagem, você pesquise e analise qual é a melhor opção. Leve em consideração a localização, os procedimentos de higiene, assim como a segurança do ambiente. Dessa forma, sua estadia poderá ser bem mais agradável.

Caso você tenha gostado desse post e deseja mais informações, entre em contato conosco!

fique-por-dentro-das-melhores-praticas-de-acessibilidade-na-hotelaria.jpeg

Fique por dentro das melhores práticas de acessibilidade na hotelaria

Uma parcela significativa da população brasileira possui alguma deficiência. Os dados do IBGE informam que essas pessoas somam quase 24% dos cidadãos. A sua presença tanto no mercado de trabalho quanto no turismo abrange a questão da acessibilidade na hotelaria. Afinal, é preciso garantir a liberdade de ir e vir a qualquer indivíduo.

Recentemente o governo regulamentou um decreto que trata das especificações de hotéis, pousadas e outros estabelecimentos do ramo. O objetivo é assegurar a locomoção de qualquer pessoa com deficiência. Além disso, essas medidas também facilitam o deslocamento de quem necessita de mais cuidados, como idosos e gestantes.

Em um hotel, todas as áreas de acesso livre — recepção, garagem, restaurante, piscina, sala de jogos, academia e outras — devem respeitar as normas de acessibilidade em edifícios de uso coletivo e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Descubra agora quais são as condições que devem ser observadas na hora de escolher o lugar ideal para hospedagem dos seus colaboradores ou realizar eventos empresariais!

Confira as regulamentações de acessibilidade na hotelaria

As regras instituídas pelo governo federal exigem que 10% dos quartos tenham acessibilidade. Dentro desse número, metade das acomodações precisam estar adaptadas com as características de construção e equipamentos definidos pela norma.

Outros 5% dos quartos devem possuir recursos de acessibilidade, por exemplo, barras de apoio no banheiro, chuveiro com barra deslizante, cadeiras de banho e espaços livres para passagem.

Nas situações em que todos os quartos apropriados estiverem ocupados, o hóspede tem direito de solicitar ajuda técnica e ter a sua disposição os aparatos de acessibilidade previstos na lei.

Agora, veja principais as práticas que fazem a diferença:

No acesso ao hotel

Proporcionar uma boa experiência aos visitantes desde a chegada é um grande diferencial. Por isso, o local deve contar com rampas de acesso para atender as pessoas com mobilidade reduzida, garagem com vagas estratégicas, elevadores, portas mais largas, corrimão e piso antiderrapante.

A acessibilidade em hotelaria para deficientes visuais também é um ponto importante. Para oferecer comodidade, o hotel deve fornecer informações em braile e piso com revestimento tátil para auxiliar a locomoção com bengala.

No check-in

Além de profissionais capacitados para receber os diferentes públicos, a recepção deve contar com um balcão rebaixado para atender cadeirantes e pessoas de estatura abaixo da média.

No interior do estabelecimento

A estrutura do hotel deve ter espaços adequados para o descolamento de todos, sem nenhum entrave de acesso. Suítes, salas de eventos, restaurante e espaço gourmet devem estar em conformidade com a lei.

No check-out

Essa é a oportunidade para receber um feedback do seu visitante e descobrir os pontos que precisam de melhorias por meio da aplicação de um questionário.

Para esse momento é interessante que o hotel ofereça serviços de recolhimento de bagagem e auxílio para acesso ao veículo, pois, são esses detalhes que fazem a diferença na vida de quem possui limitação física.

Todo hotel onde há circulação de participantes de eventos deve se preocupar com o público portador de deficiências auditiva, motora e visual, além de idosos e gestantes. Assim, todos os visitantes vão desfrutar de um ótimo tratamento durante a sua permanência no local.

Você já viu que dispor de acessibilidade na hotelaria é uma questão imprescindível. Se você deseja encontrar um lugar que ofereça uma excelente locomobilidade, entre em contato conosco e veja como as nossas instalações poderão lhe atender!