saiba-quais-sao-as-principais-industrias-de-sumare-e-regiao.jpeg

Saiba quais são as principais indústrias de Sumaré e região

Sumaré, no interior de São Paulo, mais precisamente na região metropolitana de Campinas, é um importante polo industrial do estado.

A boa infraestrutura da zona — que, no passado, contava com uma importante linha de trem e, atualmente, tem o aeroporto internacional de Viracopos e a rodovia Anhanguera —, além das políticas de incentivo fiscal da prefeitura, foi responsável por atrair as diversas indústrias de Sumaré nas últimas décadas.

Quer saber quais são as companhias mais importantes da cidade? Então veja abaixo o perfil de 4 delas. Boa leitura!

3M

3M é uma empresa original dos Estados Unidos, fundada em 1902. Inicialmente, seus donos apostaram na mineração. No entanto, com poucos resultados, mudaram o foco para a produção de abrasivos (substâncias para limpar e polir).

Após ganharem estabilidade, passaram a apostar na criação de produtos rotineiros e no fornecimento de matéria-prima para outras indústrias.

Atualmente, a empresa tem mais de 100 mil patentes registradas, e seus produtos abrangem diversas áreas, como saúde (curativos, fitas micropore), segurança do trabalho (luvas, máscaras, abafadores) e construção (fitas vinícolas, películas para vidro, fita dupla face).

Desde 1954, a matriz brasileira da 3M fica em Sumaré (antes, ficava em Campinas). Na cidade, a empresa abriu um Centro Técnico para Clientes (CTC) em 2005, local onde as pessoas podem testar as tecnologias usadas pela indústria.

A sede da 3M em Sumaré fica na Rodovia Anhanguera, no distrito de Nova Veneza.

Amanco

Essa empresa faz parte do grupo mexicano Mexichem, do ramo químico e petroquímico e referência na América Latina. Esse grupo é multinacional, com sedes em outros países americanos, além de presença na Europa e na Ásia.

Amanco, no Brasil, é especializada em produção de resinas de PVC, especificamente tubos para fluidos usados em sistemas de esgoto, caixas d’água e distribuição de gás, por exemplo.

Presente no país desde 2006, a Amanco tem mais de 9 sedes em vários estados brasileiros e sua matriz fica em São Paulo. Em Sumaré, a indústria usa o nome do grupo ao qual pertence (Mexichem) e fica na Av. Amizade, bairro de Vila Carlota.

Honda

A cidade de Sumaré é a sede da empresa automobilística Honda na América do Sul. Originalmente, a indústria foi fundada pelo mecânico japonês Soichiro Honda, que começou a empresa inventando uma bicicleta motorizada há mais de 70 anos.

Seus principais produtos são as motos: o modelo CG, produzido na sede da Amazônia, é o veículo mais vendido no Brasil, com aproximadamente 23 milhões de modelos comercializados. Os carros de passeio também se destacam, como o Civic, que é produzido em Sumaré e já teve mais de 1,7 milhão de unidades vendidas.

Na Honda de Sumaré, são feitos os processos de pré-montagem, montagem e inspeção final dos carros. Para tudo isso, a empresa ocupa uma área de mais de 1,5 milhão de metros quadrados, localizada no distrito de Nova Veneza.

Selmi

Mais conhecida pelas marcas Galo e Renata, a Selmi tem uma sede supermoderna em Sumaré, que existe desde o ano 2000 e é considerada uma das mais avançadas do mundo no ramo alimentício.

A empresa é bem mais antiga (funciona desde 1887) e foi criada pelo imigrante italiano Adolpho Selmi, residente em Campinas, que era apaixonado pela gastronomia de seu país e queria propagar os sabores da Itália no Brasil.

Atualmente, seus produtos estrelas são os diversos tipos de massas (como espaguete, ninho e macarrão instantâneo), alguns vendidos com a marca Galo, além da farinha de trigo e da semolina de trigo, que levam a marca Renata.

Fora essas produções, a indústria ainda faz biscoito e bolo. No total, são produzidas mais de 15 toneladas de alimentos por mês na fábrica!

Além de distribuir os produtos por todo o território nacional, a Selmi exporta para mais de 30 países. A sede da empresa em Sumaré fica na Rodovia Virgínia Viel Campo Dall’orto, no bairro São Francisco.

Graças às indústrias de Sumaré, como as citadas acima — além de tantas outras — , a região transformou-se em uma zona atrativa para negócios. Vale a pena seguir nossos perfis nas redes sociais caso você precise visitar a cidade, pois sempre postamos novidades relevantes sobre a região. Entre agora em nosso Facebook e Instagram! Vamos lá!

Comments are closed.