jogos-corporativos-entenda-como-fazer-na-sua-empresa.jpeg

Jogos corporativos: entenda como fazer na sua empresa

Cada vez mais, as empresas no mundo todo reconhecem a importância de melhorar seus processos de capacitação e desenvolvimento interno. Para isso, elas precisam adotar tendências e práticas mais eficientes de educação, como os jogos corporativos.

Também conhecidos como business games, eles oferecem uma forma mais lúdica e dinâmica para ensinar os funcionários de uma organização a superarem desafios do ambiente de trabalho e crises e consolidar a cultura organizacional do negócio. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário saber como fazer um jogo corporativo eficiente.

Pensando nisso, colocamos neste post as principais informações sobre jogos corporativos, mostrando como aplicar essa prática com sucesso na sua empresa. Leia até o final e descubra!

O que são jogos corporativos?

Os jogos corporativos ou business games, em inglês, são uma técnica de aprendizado e treinamento que usa métodos lúdicos para proporcionar o ensino e desenvolvimento de profissionais dentro de uma organização.

Normalmente, os jogos são baseados em desafios e atividades que acontecem na própria organização e tentam avaliar e mudar comportamentos, preparando os profissionais para enfrentar com mais eficiência esses momentos na vida real.

Existem dois tipos de jogos corporativos que as empresas podem usar. O primeiro, é chamado cooperativo e visa criar um ambiente onde todos os membros atingem os objetivos, de forma colaborativa. O segundo, é chamado competitivo e gera disputa entre os membros, sendo que apenas um será o vencedor.

Quais os benefícios para as empresas?

O uso de jogos corporativos proporciona diversos benefícios para as organizações. Confira abaixo os principais!

Eventos em SumaréPowered by Rock Convert

Incentiva a interação

Nos métodos cooperativos, os profissionais precisam trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos propostos, dessa forma, há maior interação e troca de conhecimento entre eles.

Aumenta a eficiência interna

Os ambientes criados nos jogos simulam possíveis desafios e problemas enfrentados pelos profissionais e os preparam para lidar da melhor maneira com eles. Dessa forma, em situações reais, a eficiência será maior.

Facilita a absorção do ensino

Esse tipo de treinamento facilita a absorção do ensino pelos profissionais, uma vez que trabalha com atividades práticas, em que eles vivenciam tudo que estão aprendendo.

Como fazer um jogo corporativo eficiente?

Para criar um jogo corporativo eficiente é necessário acompanhar os seguintes passos:

  • definição de objetivo: entenda o que se espera medir e entender no jogo, como avaliação de comportamento, descobrir talentos ou aferir habilidades;
  • escolha da temática: defina qual temática é mais adequada;
  • escolha do tipo de jogo: cooperativo ou competitivo;
  • mecânica do jogo: rodadas, fichas, recompensas etc.;
  • criação de protótipo: desenvolvimento de um protótipo simples para testes;
  • sessão de teste: avaliações da eficiência e qualidade do jogo feitas por profissionais da empresa;
  • aperfeiçoamento: alterações de problemas e melhorias identificadas na fase de testes;
  • teste final: avaliação da nova versão para verificar se tudo está correto.

Com todas as etapas feitas, o jogo pode ser aplicado aos funcionários!

Onde aplicar os jogos?

Por fim, é importante saber qual o melhor momento ou local para aplicar os jogos corporativos. Normalmente, as melhores opções são fora do ambiente corporativo, permitindo que os profissionais se dediquem por completo aos desafios. Alguns exemplos usados são convenções em hotéis, eventos corporativos e workshops, focados no desenvolvimento dos colaboradores.

Fica evidente que os jogos corporativos são muito interessantes para as empresas que desejam criar melhores estratégias de desenvolvimento interno e garantir profissionais mais preparados para os desafios do mercado.

Agora que você já sabe o que são e como usar os jogos corporativos para melhorar a eficiência do desenvolvimento interno, confira como calcular quantidade de alimentos para seus eventos corporativos e não ter problemas com isso!

Comments are closed.