manual-do-viajante-5-regras-de-etiqueta-para-viagens-corporativas.jpeg

Manual do viajante: 5 regras de etiqueta para viagens corporativas

Está prestes a partir para uma viagem a trabalho, mas está receoso em relação a como se comportar? Afinal, cada detalhe faz toda a diferença, e você não quer correr o risco de desrespeitar os limites e espaços dos outros.

Não há dúvidas de que cada ocasião exige uma regra de etiqueta distinta. Uma reunião de negócios, por exemplo, é bem diferente de um happy hour com a equipe de trabalho. Não é à toa: cada um desses momentos necessita de um conjunto de ações diferentes, que vão garantir um bom relacionamento com os demais.

Para ajudar você com essa tarefa, elaboramos, a seguir, um manual do viajante, com atitudes que vão facilitar a sua convivência e, claro, passar uma imagem positiva sua e da empresa. Confira!

1. Ser pontual

Uma das mais importantes regras no mundo dos negócios é ser pontual. Afinal, nada mais deselegante do que deixar os outros esperando por você, não é mesmo? O mesmo raciocínio vale para as viagens corporativas, sobretudo se o transporte for coletivo.

Nesse sentido, certifique-se de honrar o horário estipulado. Caso surja algum imprevisto e perceba que vai se atrasar, avise a equipe com certa antecedência para que, juntos, consigam encontrar uma solução viável.

2. Não exceder os gastos planejados

Por mais que os recursos empregados na viagem sejam de responsabilidade da empresa, utilize-os de maneira adequada, com consciência. Não desembolse, em hipótese alguma, o dinheiro para itens pessoais ou para ações que não estejam vinculadas ao trabalho.

Também não cometa o erro de exceder no consumo de alimentos do frigobar e utilizar o celular corporativo para ligações pessoais. Essas práticas demonstram falta de profissionalismo e ética no trabalho.

Além do mais, reúna todas as notas e recibos relacionados à viagem para que, depois, a empresa restitua o valor. Lembre-se, aqui, de ser honesto e informar os valores corretos. Até porque a alteração dos recibos não é só antiética como é motivo de demissão por justa causa.

3. Vestir-se adequadamente

Não há como falar em regras de etiqueta sem citar a questão da vestimenta. Como você está em um ambiente de negócios, priorize roupas formais.

O ideal é ser discreto. Camisetas de estilo surfista ou estampas chamativas não são recomendadas para homens. Já as mulheres devem evitar decotes e roupas que marcam muito o corpo. Para não ter problemas, use o bom senso.

4. Atentar-se à cultura e às regras locais

Tão importante quanto fazer as malas de acordo com a proposta da viagem, é conhecer bem a cultura local. Pesquise, então, sobre a gastronomia, música e hábitos do destino, sobretudo se a viagem for internacional. Não pare por aí. Verifique também qual o melhor estilo de cumprimento e assuntos que possam ser abordados sem tabu.

Assim, você não corre o risco de se deparar com uma surpresa negativa ou, ainda, cometer alguma gafe devido à falta de conhecimento sobre o local. Além do mais, esteja preparado para vivenciar novas experiências.

Ao colocar em prática essas regras do manual do viajante, você vai ser bem-sucedido nas viagens corporativas, conquistando a confiança do alto escalão administrativo.

Agora que já conhece as principais ações para ter sucesso nas viagens a trabalho, veja a importância do self booking corporativo e como ele é capaz de otimizar os processos e o tempo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *