manual-do-viajante-como-conseguir-o-upgrade-de-classe-em-viagens-aereas.jpeg

Manual do viajante: como conseguir o upgrade de classe em viagens aéreas?

Já pensou em pedir um táxi comum e, de repente, chegar uma Ferrari para pegar você? E o melhor: sem pagar um centavo a mais? Isso pode acontecer, pelo menos no universo das companhias aéreas! É o chamado upgrade de classe em viagens.

Você compra um assento na econômica, mas, por algum motivo, é “promovido” à executiva ou primeira classe. É sobre isso que vamos falar hoje. Afinal, quem não gosta de receber um afago?

Ao pé da letra, upgrade significa “atualização”. Quando ele é aplicado em um bilhete aéreo, quer dizer que você vai trocar sua cadeira apertada e seu lanche minguado por poltronas espaçosas, cardápio farto e bebidas maravilhosas.

Descubra o que você pode fazer para ser premiado!

Compre passagens da classe executiva ou business

Geralmente, os voos internacionais contam com três classes tarifárias: econômica, executiva (business) e primeira classe (first class).

Para se ter uma ideia, um trecho de São Paulo a Nova York na econômica custa U$ 1.173, contra U$ 4.093 da executiva e U$ 9.790 da primeira (valores de março de 2017).

Portanto, a maior parte dos upgrades para a first class ocorrem para pessoas que estão na segunda categoria e já pagaram um pouco mais caro pela business.

Seja um passageiro frequente

Se você não viaja nas duas primeiras classes e sonha com um upgrade, dê o primeiro passo e cadastre-se nos programas de fidelidade. Quando há assentos superiores disponíveis, os passageiros fidelizados são considerados para upgrade.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert

Acumule milhas da companhia aérea

Ter milhas acumuladas da companhia aérea aumenta as chances de migrar de classe. Na prática, isso significa que você dá preferência àquela operadora e tem uma espécie de crédito por escolhê-la.

Viaje em dias e horários menos concorridos

Receber um upgrade de classe em viagens não é um milagre. Você precisa se qualificar para isso e entender que, muitas vezes, o upgrade é um recurso operacional da companhia para voar lotada (mesmo que os passageiros ocupem os assentos mais caros pagando pelos mais baratos), além de ser uma ferramenta poderosa de marketing e fidelização.

Contudo, não adianta embarcar nos horários mais concorridos ou para os destinos mais disputados. Por exemplo, pessoas que fazem viagens corporativas tendem a se locomover entre os grandes centros urbanos. Então, está na cara que um voo para NY tem mais chances de lotar a executiva do que um voo para a Jamaica. Às terças, sábados e no meio de feriados, os bilhetes também são menos procurados.

Pague pelo upgrade de classe em viagens

Ok, essa não é a melhor opção. Entretanto, se você estiver atento às condições do seu voo, pode conseguir um upgrade pagando uma taxa. Isso varia bastante entre as empresas, mas existem boas oportunidades. Pesquise bastante! Em viagens longas, fugir da classe econômica vai evitar jet lag e fazer sua experiência inesquecível!

Comporte-se bem

Aqui estão implícitas várias regrinhas. A primeira delas vale para todas ocasiões: seja gentil. Grande parte dos upgrades acontece quando a empresa vendeu mais passagens do que comporta e como “consolo” oferece essa regalia — ou seja, o estresse do overbooking pode ser compensado de alguma forma.

Outro detalhe superficial, porém real: vista-se bem. A primeira classe e a executiva são lugares de luxo. Então, prepare-se para estar de acordo com o ambiente.

O último toque é para você não ultrapassar o bom senso e inventar mentirinhas para conseguir subir de classe. Lembre-se: as companhias aéreas são operadas por pessoas e nada mais chato do que perceber que alguém está tentando enrolar.

Portanto, seja ousado, mas sem tentar enganar os atendentes. É seu aniversário? Está em lua de mel? Você realmente está com um problema de saúde ou locomoção?  Então apele para a sensibilidade dos comissários e não para a trapaça!

Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a transformar uma viagem comum em um sonho!

Comments are closed.