manual-do-viajante-gravidez-e-viagem-6-cuidados-que-as-gestantes-precisam-ter.jpeg

Manual do viajante: gravidez e viagem, 6 cuidados que as gestantes precisam ter

Gravidez e viagem formam uma combinação que sempre gera muitas dúvidas. Afinal, é possível viajar, seja a trabalho ou por motivos pessoais, sem problemas ou complicações para a gestação?

A resposta para essa pergunta é sim! Contudo, é essencial que você tome uma série de cuidados no sentido de garantir saúde e segurança para você e para o bebê.

Foi pensando nisso que resolvemos listar algumas dicas que você confere a seguir.

1. Converse com o seu médico antes de viajar

Gravidez e viagem requerem, antes de qualquer decisão, uma visita ao médico. Esse contato com o profissional da saúde é indispensável, já que ele poderá esclarecer suas dúvidas e alertá-la sobre os cuidados básicos que você deve ter antes e depois do embarque.

Além disso, ele indicará se será preciso tomar algum tipo de vacina dependendo do seu destino e quais remédios você pode utilizar caso sinta enjoos, cólicas, má digestão, fique resfriada ou tenha dores de cabeça, por exemplo.

2. Faça um seguro viagem

Independente do seu destino ser nacional ou internacional, nunca abra mão de contratar um seguro de viagem. Isso porque a cobertura do plano contratado permitirá que você lide com mais facilidade com possíveis imprevistos que envolvam desde assistências médica e farmacêutica até seguro bagagem.

Assim você estará mais segura e protegida em qualquer situação, o que lhe permitirá ter uma viagem muito mais tranquila e proveitosa.

3. Escolha a melhor data

Gestantes devem estar atentas à data da viagem, pois é preciso que ela ocorra preferencialmente até o início do terceiro trimestre da gravidez.

Depois do início desse período, as viagens devem ser reduzidas devido ao aumento das chances de entrar em trabalho de parto antes do esperado. Portanto, confira o calendário e planeje as datas antecipadamente sempre que possível.

4. Cheque o cardápio dos meios de transporte

Caso você não faça o percurso de carro, mas sim utilizando outro meio de transporte fretado, não deixe de pesquisar com antecedência as refeições que são servidas a bordo.

Esse é um passo importante, especialmente em longos trajetos, porque alimentar-se adequadamente é fundamental tanto para a gestante quanto para o bebê. Ao analisar as opções do cardápio, certifique-se que há alternativas nutritivas para gestantes. Em caso negativo, procure levar consigo água e alimentos que podem ser ingeridos no caminho e que não sejam perecíveis.

5. Movimente-se durante a viagem

Vai viajar de avião, de trem ou de ônibus? Então aproveite para movimentar-se durante o trajeto. Especialmente se o tempo total de duração da viagem for superior a duas horas, pois essa simples atividade melhora a circulação nas pernas e nos pés, ajudando a prevenir o inchaço nessas regiões.

Além disso, na primeira opção, procure sempre pegar um assento na parte inicial da aeronave e que seja do lado do corredor.

Dessa forma, você pode se levantar para alongar os membros e também ter mais facilidade para ir ao banheiro sempre que sentir vontade.

6. Respeite o fuso horário do destino

As recomendações para respeitar o fuso horário do destino de viagem são válidas para todos, mas são ainda mais importantes para mulheres grávidas. Isto é, a cada hora de diferença, será necessário um dia para se adaptar. Por isso, não se force a extremos, tampouco fique acordada por mais tempo do que seu corpo aguenta.

Permita-se descansar ao chegar ao local desejado sempre que sentir vontade e encontrar um ponto de equilíbrio para amenizar o desconforto causado pelo jet lag.

Como você pôde ver, gravidez e viagem, em si, não trazem problemas para a futura mamãe e seu filho. Porém, é muito importante seguir as recomendações do seu médico e levar a sério as dicas que apresentamos ao longo do texto para garantir seu conforto e bem-estar.

Se você gostou de ler mais sobre o assunto, não perca tempo e compartilhe este post nas redes sociais com as suas amigas que também estão grávidas!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *