manual-do-viajante-4-passos-para-o-planejamento-financeiro.jpeg

Manual do viajante: 4 passos para o planejamento financeiro

Se você está pensando em tornar real aquele sonho de viajar para um lugar diferente, mas pensa que isso não é possível por não ter recursos financeiros, fique tranquilo! Este manual do viajante pode ajudar!

Sabemos que um dos maiores empecilhos de uma viagem de férias é a questão financeira. Contudo, com um planejamento adequado, tudo é possível: você equilibra as contas e não extrapola nos gastos.

Ficou interessado no assunto? Então, leia nosso post completo e confira 4 passos para realizar o planejamento financeiro de sua tão sonhada viagem!

1. Reveja as finanças

O primeiro passo de qualquer estratégia financeira é rever os gastos. Tenha uma planilha mensal de receitas e despesas. Assim, você analisa o que tem para receber e o que tem para pagar até o dia de sua viagem.

Elimine todos os gastos desnecessários com vestimentas, alimentação e lazer. Foque em sua viagem e pague todas as contas pendentes antes disso.

Evite utilizar o cartão de crédito e efetue pagamentos somente à vista. Assim, você se obriga a comprar somente o necessário.

2. Elabore um orçamento e comece a poupar

Faça uma estimativa de quanto é necessário poupar para viajar. Escolha o destino e elabore uma planilha de orçamento para a viagem, considerando:

  • deslocamentos (passeios, aeroporto, hotel);
  • passagem de avião;
  • hospedagem;
  • alimentação;
  • seguro de viagem;
  • passeios e festas;
  • dinheiro para gastar na viagem com extras.

Depois de estipular todos esses gastos, analise a melhor opção que se enquadra em sua realidade, por exemplo:

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert
  • juntar dinheiro mensal para pagar a viagem à vista;
  • parcelar a viagem em uma agência;
  • parcelar a viagem (sem agência) em seu cartão de crédito.

Além disso, algumas companhias de viagens oferecem planos adicionais, por exemplo, você paga mensalmente uma quantia x e depois resgata esse dinheiro e troca pelo destino de sua escolha.

3. Determine a duração da viagem

Outro critério que você deve analisar é a duração do passeio. Isso porque, certamente há grande diferença entre passar uma semana ou um mês longe de casa.

Considere todos esses gastos em paralelo com sua vida profissional e programe o dinheiro que você vai receber de férias com suas contas posteriores.

Certamente é muito emocionante ter recursos financeiros para passar um mês em uma cidade diferente. Contudo, se esse não é seu caso, você tem a alternativa de realizar uma viagem mais curta com preços promocionais, de 4 a 7 dias. Lembre-se de que, com planejamento e determinação, tudo é possível!

4. Feche os roteiros antes

O destino de sua viagem é um fator determinante para que ela saia conforme seu planejamento financeiro. Além disso, o custo com a passagem aérea costuma ser o mais alto em comparação com os demais gastos previstos.

Por isso, é importante determinar o local e verificar todas as opções de passeios. Pesquise os que você acha interessante e, o mais importante, faça o orçamento com diversas companhias.

Existem agências que incluem alguns pacotes de passeios junto com as demais despesas e você paga esses valores parcelados. Contudo, para não errar no destino, antes de fazer isso, certifique-se de que é um passeio do qual você realmente quer participar.

Este manual do viajante é um norte para que você planeje sua tão sonhada viagem de férias. É possível perceber que, com um bom planejamento, você organiza suas prioridades e consegue guardar dinheiro para ir para onde deseja. Além disso, escolha um hotel adequado e com uma boa reputação. Assim, você evita gastos desnecessários e incômodos posteriores.

Gostou de nosso manual do viajante? Então, aproveite para seguir a gente nas redes sociais. A Fildi hotel & eventos está presente no Facebook, Twitter e LinkedIn. Lá, você pode acompanhar nossas publicações e ter acesso a mais conteúdos como esse.

Comments are closed.