os-(x)-melhores-livros-de-negocios-de-20152574

Os 5 melhores livros de negócios de 2015

Quem vive na correira das grandes cidades sabe como é difícil encontrar tempo para colocar a leitura em dia em meio a tantos compromissos. Até mesmo para aquela leitura que pode ajudar a nossa carreira. Mas caso encontre um tempinho, como aquela merecida pausa depois de algum evento em outra cidade, selecionamos para você uma lista com os 5 melhores livros de negócios de 2015. Uma leitura bastante atual e rica para quem procura entender um pouco mais sobre o mercado.

Quer saber quais são eles? Então vamos lá.

“Leadership”, de Jeffrey Pfeffer

Autor do livro “Poder: por que alguns têm”, o professor Jeffrey Pfeffer, da universidade de Stanford, lançou em 2015 outro grande sucesso: “Leadership”, uma obra onde ele explica porque mesmo com todos os blogs, palestras e cursos sobre liderança, as empresas de todo o mundo continuam perdendo funcionários rotineiramente.

A ideia aqui é, através de estudos científicos, mostrar que muitas das vezes a mudança de comportamento empresarial tem que partir dos próprios líderes para só depois tentar encontrar alguma diferença nos outros funcionários.

“De Empreendedor e Louco, Todo Mundo Tem Um Pouco”, de Linda Rottenberg

Neste livro de Linda Rottenberg, co-fundadora da Endeavor, a autora tenta mostrar a importância dos gerentes e donos de negócios serem vistos como agentes de mudança, como “loucos”, pelos seus funcionários para que seja realmente possível fazer a diferença no mercado.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert

“Restart”, de Mihir Sharma

Em 1991 a Índia passou por uma enorme crise econômica que levou o país a passar por uma gigantesca reforma em vários aspectos. Hoje, mais de duas décadas depois, sua taxa de desemprego apresenta números significativamente menores, o nível de analfabetismo desabou e milhões de pessoas finalmente chegaram na conhecida classe média — um cenário bastante parecido com o que encontramos no Brasil durante um período. No entanto, segundo o autor Mihir Sharma, para que tudo isso fosse possível, vários dirigentes tiveram que tomar decisões pouco populares e nada óbvias, mostrando que muitas das vezes os líderes devem estar preparados para encarar soluções improváveis para solucionar problemas.

“Restart” foi considerado um dos melhores livros de negócios de 2015 por publicações como a Business Insider e até mesmo a Amazon.

“Misbehaving: The Making of Behavioral Economics”, de Richard H. Thaler

Considerada uma das obras mais importantes do ano pelo Financial Times, “Misbehaving”, novo trabalho de Richard H. Thaler, cientista comportamental da universidade de Chicago, coloca à prova vários argumentos de especialistas de marketing e economia que juram entender o comportamento de compra das pessoas. Segundo o autor, o grande problema dos planejamentos de venda é que eles normalmente não levam em conta o tanto que nós, humanos, somos completamente imprevisíveis.

“Como a música ficou grátis”, de Stephen Witt

Apesar de parecer não ter muito a ver com negócios, esse livro de Stephen Witt é um verdadeiro estudo sobre o mercado da música, sobre a falta de atenção que normalmente as marcas prestam às novas tecnologias e sobre o gerenciamento de pessoas em grandes empresas. Além disso, “Como a música ficou grátis” também aproveita para estudar a cultura das pessoas e por que elas deixam de ver valor em algum determinado produto. Ou seja: um excelente livro que pode ser mais interessante para a sua empresa do que vários outros best-sellers por aí.

Com obras que focam o comportamento do consumidor e até mesmo a gerência de países inteiros, os melhores livros de negócios de 2015 são verdadeiras pérolas que merecem ser lidas em qualquer momento de pausa entre um trabalho e outro. E caso você não esteja conseguindo encontrar esse momento no seu dia a dia, talvez seja interessante também dar uma lida nesse nosso post com 7 maneiras de melhorar a sua gestão de tempo, afinal, todo mundo precisa de um descanso, não é mesmo?

Agora conte para gente o que achou do artigo e aproveite para deixar sua dica de livro ou dúvida por aqui em nossa caixa de comentários. Estamos aguardando a sua opinião.

Comments are closed.