Quais são os melhores profissionais de eventos?

Promover um evento não é tarefa fácil. São vários aspectos que precisam ser levados em consideração para que se possa ter uma produção de sucesso: contato com fornecedores, negociação com patrocinadores, relacionamento e monitoramento dos convidados, sistema logístico, contratação de colaboradores e divulgação, entre muitos outros. Para dar conta de todos os compromissos e chegar no dia com tudo organizado, é necessário o apoio de outros profissionais de eventos.

São esses profissionais que, junto com você, vão trabalhar em um planejamento de seis meses, por exemplo, para que possam promover uma conferência de três dias — e, nesses três dias, lidar com todo o tipo de situação inesperada que possa acontecer. Para conseguir tudo isso é necessário uma gama de conhecimentos em áreas diferentes: logística, informática, finanças, comunicação e marketing, além de falar mais de um idioma. Preparo é essencial para quem está nessa área.

Mas você sabe quem são os profissionais de evento? Separamos neste artigo alguns dos perfis importantes para quem pretende contar com uma equipe campeã na hora de produzir um grande evento. Confira!

Relações públicas

O curso de Relações Públicas integra o quadro de Comunicação Social das universidades. Os profissionais dessa área têm a responsabilidade de intermediar a relação entre a organização de um evento e seus diversos públicos (fornecedores, patrocinadores, colaboradores, imprensa etc.). Esse trabalho exige que a pessoa esteja por dentro de todas as etapas de produção, que vai desde os momentos anteriores até após o evento — inclusive com a produção de relatórios e análise de resultados do evento.

Esses profissionais vão estar diretamente ligados ao planejamento estratégico de um evento e trabalhando para que tudo aconteça de modo a preservar e fortalecer a imagem da empresa responsável pela organização. Por isso, é um trabalho de grande importância para a gestão de uma marca.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert
Eventos em SumaréPowered by Rock Convert

Organizadores de eventos

Existe uma graduação em nível tecnólogo que prepara profissionais para planejar e executar eventos de diversos gêneros. Entre as atribuições desses profissionais estão desde o planejamento inicial de um evento até a sua execução em si — como já falamos, uma série de atividades que exige muito esforço do profissional envolvido.

Ao contrário do RP, que se foca mais em trabalhar a imagem e a comunicação, o organizador de evento tem um papel mais prático na gestão de uma produção, seja ela qual for: corporativa, social, esportiva, religiosa, entre outros.

Publicitários

A Comunicação Social é imprescindível para a realização de um evento. Além da participação dos RPs, profissionais de Publicidade e Propaganda atuam na linha de frente do marketing e comunicação de um evento. São eles os responsáveis pela elaboração de peças gráficas — flyers, panfletos, jornais de divulgação artes para outdoors etc. —, camisas, bolsas e outros brindes, assim como toda a produção para redes sociais.

Ou seja, esses profissionais executam trabalho extremamente técnico e que será determinante para a divulgação e promoção do evento. Sem esse trabalho, dificilmente alguma produção conseguirá atingir os objetivos traçados e pode vir a ter prejuízo.

Você sabia da importância desses profissionais de eventos? Já trabalhou com alguns deles? Compartilhe nos comentários as suas opiniões e experiências!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.