como-a-regiao-de-sumare-se-destaca-no-crescimento-economico.jpeg

Como a Região de Sumaré se destaca no crescimento econômico?

Na contramão da crise que atinge o Brasil nos últimos anos, a região de Sumaré mostra grande fôlego econômico, que se reflete na qualidade de vida dos seus habitantes e nas oportunidades de negócios.

Localizada no estado de São Paulo, a região engloba, além do próprio município de Sumaré, cidades como Nova Odessa, Hortolândia e Paulínea, além de estar próxima a grandes polos como Campinas, Sorocaba e Americana.

Entenda os motivos que fazem essa região brilhar economicamente!

Investimento das montadoras na região de Sumaré

Enquanto o ABC paulista (reduto conhecido pela forte presença de montadoras de automóveis) viu sua economia encolher nos últimos anos, a região de Sumaré vivencia um movimento no sentido contrário.

Apesar da crise, as montadoras que atuam ali experimentaram bom desempenho no mercado e, consequentemente, ampliaram o investimento na produção. Com isso, as indústrias satélites, como fabricantes de autopeças, também foram impulsionadas.

O setor automobilístico é um dos mais fortes da indústria brasileira e esses investimentos trazem uma contribuição importante para o PIB do país — ou seja, para a soma de todas as riquezas produzidas pela sua economia.

Manutenção dos empregos

Enquanto montadoras de veículos de outras cidades frearam a produção e tomaram medidas como suspensão de contratos de trabalho, planos de demissão voluntária e férias coletivas, as fábricas da região de Sumaré mantiveram a operação.

Com isso, a hipótese dos cortes de emprego em massa permaneceram afastadas. A população empregada, por sua vez, aqueceu o mercado consumidor e melhorou o desempenho de outros setores, como o de comércio e serviços.

Aumento na qualidade de vida da população

Sumaré experimentou um aumento no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em duas décadas, o crescimento foi de 50,49% no município. É um aumento expressivo, que o levou da categoria mediana para a alta. Houve melhoria nos 3 aspectos avaliados pela pesquisa: educação, longevidade e renda da população.

Essa evolução é reflexo da economia pujante e do aumento das oportunidades oferecidas à população, que soube aproveitá-las para melhorar de vida.

5 perspectivas para o futuro da região de Sumaré

Se a região já é um destaque no cenário nacional e enfrenta a crise brasileira com maestria, as expectativas para os próximos anos — e próximas décadas — são bastante otimistas.

1. Aumento na geração de empregos

Com a melhoria da economia brasileira, espera-se que a economia da região de Sumaré se torne ainda mais aquecida, com o consequente aumento na geração de empregos na indústria e, também, no comércio e no setor de serviços.

2. Mais investimentos privados

A consolidação da região como um polo de produção automobilística tende a trazer novos investimentos, como a abertura de novas fábricas e a vinda de outras montadoras. A tendência é que Sumaré e seus vizinhos se consolidem nessa área.

3. Melhoria ainda maior da qualidade de vida

Os municípios da região de Sumaré devem aproveitar essa perspectiva de crescimento econômico para seguirem investindo em saúde e educação, a fim de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

4. Redução da pobreza

Sumaré experimentou uma queda expressiva no percentual de população pobre: de 8,38% para 3,84%, entre 2000 e 2010. A expectativa para os próximos anos é que essa redução continue, como consequência tanto dos investimentos públicos quanto privados.

5. Diversificação da economia

Mesmo com a forte representação das montadoras de automóveis na economia da região de Sumaré, há uma perspectiva de diversificação para as próximas décadas. A população com maior escolaridade tende a empreender mais, gerando novas oportunidades.

Além disso, Sumaré possui um potencial turístico que deve ser melhor explorado, o que causará um dinamismo interessante entre indústria, comércio e turismo.

Com todas essas características, a região de Sumaré, que já é um destaque quando se fala em crescimento econômico e que já trilha o caminho do desenvolvimento social, tende a ser ainda mais relevante para o futuro do país.

Gostou de conhecer mais sobre essa região? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos interessantes.

Comments are closed.