revisao-do-carro-nas-ferias-o-que-voce-deve-checar-antes-de-viajar.jpeg

Revisão do carro nas férias: o que você deve checar antes de viajar

Finalmente as férias estão chegando! Agora, é hora de pesquisar locais para viajar e tomar todas as providências para que o passeio seja completo. E se você vai trocar os aeroportos pelas estradas, já coloque na sua lista de prioridades a revisão do carro.

Para viajar com segurança, existem alguns itens no seu veículo que devem passar por uma inspeção prévia, evitando o risco de transformar a sua viagem de férias em uma enorme dor de cabeça.

Então, aproveite esse tempinho que ainda falta antes das férias para verificar esses 7 itens fundamentais e garantir o bom funcionamento do seu carro antes de colocar o pé na estrada.

1. Pneus

Os pneus estão entre os equipamentos mais importantes do seu carro. E, por isso mesmo, merecem atenção especial antes de uma viagem de férias. Para começar, verifique o nível de desgaste da borracha.

O próprio pneu possui um sistema que permite avaliar a profundidade dos sulcos. Trata-se do TWI (Tread Wear Indicator), pequenos cubos de borracha que são colocados entre as ranhuras. Se eles estiverem aparentes, é hora de trocar o pneu.

Antes de viajar, não se esqueça também de verificar a calibragem. O pneu deve seguir a pressão indicada no manual do proprietário. Repare que o manual também indica os valores a serem utilizados caso o carro vá rodar com peso extra, que normalmente é o caso de quem vai viajar.

2. Freios

Pegar estrada com freios desgastados é assumir um enorme risco de acidente. Fique atento a este equipamento: se você pisar no freio e ouvir um barulho metálico, significa que as pastilhas já acabaram, e a pinça de freio está em atrito direto com o disco. Além da pouca segurança nas frenagens, você ainda vai danificar o disco de freio e o conserto vai ficar mais caro.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert

Também peça que um frentista ou alguém especializado cheque o nível do fluido. Atenção: não abra o reservatório sozinho, pois o líquido não pode entrar em contato com o ar.

3. Suspensão

Infelizmente a qualidade do asfalto brasileiro não é das melhores —  isso acaba sacrificando a suspensão do carro e causando desgaste prematuro de peças.

Se você está ouvindo barulhos quando passa em ondulações ou buracos, como se houvesse alguma peça solta embaixo do carro, é hora de levá-lo a um mecânico. Pode ser necessário realizar uma troca de buchas, amortecedores ou estabilizadores. Em hipótese alguma, pegue estrada sem checar estes itens.

4. Sistema de ar-condicionado

Pegar a estrada significa ficar muito tempo dentro do carro. Por isso você vai precisar que seu sistema de ar-condicionado esteja funcionando perfeitamente. Antes da viagem, providencie a troca do filtro do ar e faça uma limpeza geral no sistema. Com o uso, o ar-condicionado acumula muita sujeira, o que pode prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo.

5. Limpadores dos vidros

Palhetas dos limpadores de para-brisas ressecadas são um perigo, principalmente no verão chuvoso do Brasil. Em geral, elas duram um ano e precisam ser trocadas, pois perdem a eficiência. Aproveite e veja se os esguichos estão funcionando corretamente e se a regulagem deles está adequada.

6. Faróis

Além de causarem uma multa pesada, lâmpadas queimadas prejudicam a sua visibilidade e também a de outros motoristas. A lei que obriga motoristas a trafegarem com os faróis dianteiros acesos em rodovias está valendo em estradas que possuem essa sinalização. Fique esperto!

7. Alinhamento e balanceamento

Não caia na estrada antes de levar o veículo para fazer o alinhamento e balanceamento das rodas. O carro desalinhado puxa para um dos lados. Já quando está desbalanceado, ele trepida em velocidades acima de 80Km/h. Nos dois casos você pode perder o controle e sofrer um acidente grave.

A revisão do carro é indispensável para garantir a segurança dos ocupantes e fazer uma viagem tranquila. Quer ter acesso a mais conteúdos interessantes sobre esse e outros assuntos? Então, assine já a nossa newsletter!

Comments are closed.