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ROI em eventos: saiba como calcular o retorno do seu evento

De que adianta você achar que seu evento foi um sucesso se não consegue medir os resultados? Calcular o ROI em eventos é mais complexo do que em estratégias de marketing puramente digitais — a ideia é aliar os benefícios das interações presenciais de um evento com a inteligência das métricas desenvolvidas no universo virtual.

O ROI, indicador de retorno sobre investimento, vai ajudar você a medir os resultados de suas ações e definir o êxito do evento na hora de prestar contas, seja à própria empresa ou aos patrocinadores.

Organizamos algumas considerações que você deve ter em mente durante esse processo. Confira!

Como é calculado o ROI?

Como é uma métrica de origem financeira, o ROI é representado por uma fórmula. O cálculo tradicional subtrai o investimento inicial do lucro líquido e o resultado obtido é dividido pelo investimento inicial. Em um exemplo em que o evento recebeu um investimento de R$ 20 mil e obteve um ganho financeiro de R$ 100 mil, o cálculo fica assim:

  • ROI = (100 mil – R$ 20 mil) / R$ 20 mil;
  • ROI = R$ 80 mil / R$ 20 mil;
  • ROI = 4 ou 400%.

Mas o ganho obtido em um evento presencial geralmente não se restringe ao retorno financeiro e, por isso, outras variáveis devem ser consideradas nessa conta.

Quais as variáveis analisadas para calcular?

Tudo depende dos objetivos traçados para o evento e essa análise deve ser customizada de acordo com as características do seu projeto. Algumas variáveis mais subjetivas só poderão ser mensuradas se você criar uma forma simples e eficaz de captar essas informações, como um formulário de pesquisa.

O processo para obter o feedback dos participantes é dividido em duas etapas. Primeiro você precisa planejar um sistema de avaliação que contemple todas as variáveis que quer obter. Em seguida, deve escolher quais ferramentas usar para interagir com os participantes.

Algumas variáveis que você pode contabilizar no ROI em eventos são:

  • satisfação dos participantes;
  • conhecimento promovido;
  • captação de novos clientes;
  • geração de leads;
  • percepção da marca.

Quais as ferramentas usadas para mensurar?

Projetar essa etapa do processo é fundamental para implementar sua coleta de dados. Avalie o perfil do seu público e leve a sério as ações para engajá-lo. Algumas estratégias, como o uso de ferramentas digitais de pesquisa e hashtags, têm se mostrado bastante eficientes.

Ferramentas de pesquisa

Criar um aplicativo para seu evento pode ser a forma mais fácil de agregar a interação digital dos participantes. O dispositivo traz vantagens como:

  • funciona como plataforma de avaliações constantes durante o evento;
  • possibilita a integração, em tempo real, das informações obtidas com as estratégias usadas pela empresa para gerenciar seu relacionamento com o cliente (CRM);
  • agiliza a disponibilização de formulários e gerenciamento de pesquisas detalhadas junto aos convidados.

Hashtags

Outra estratégia simples é divulgar uma hashtag entre os participantes, pois ela possibilita:

  • acompanhar a interação dos participantes e suas avaliações;
  • ampliar a divulgação de forma orgânica, fora da esfera do próprio evento.

As estratégias para calcular o ROI em eventos podem garantir uma comprovação dos bons resultados obtidos e trazer insights de aprimoramentos para os próximos projetos!

Você já tentou calcular o retorno dos seus eventos? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

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