Salada_gourmet.jpg.jpeg

Salada gourmet: como escolher os ingredientes?

Em dias quentes de verão, uma bela salada traz mais frescor e leveza à refeição. Nos outros dias do ano, continuam sendo fonte de fibras e nutrientes para manter o corpo saudável. Mas muita gente sente que elas não dão saciedade, e têm dificuldade de sair da combinação usual de alface e tomate. A saída pode ser apostar em ingredientes refinados para dar um ar gourmet à salada e transformá-la numa refeição completa.

Montar um prato digno de restaurante é mais fácil (e barato) do que se pensa e um toque diferente pode transformar uma simples refeição em uma experiência gastronômica inesquecível! Confira a seguir algumas dicas para transformar o acompanhamento do dia a dia em uma salada gourmet incrível:

Aposte nas cores

Um prato colorido é sinônimo de saúde, então tente ter ao menos cinco cores compondo a salada. Essa é uma dica importante porque quanto maior o número de cores, mais nutrientes serão absorvidos pelo corpo. Combine alimentos verdes, roxos, vermelhos, amarelos, e laranjas para transformar a salada em uma explosão de cores e sabores.

Uma forma interessante de dar um toque especial é adicionar frutas à salada. Manga, morango, carambola e abacaxi são boas opções para colorir e valorizar a refeição.

Varie os temperos

Na hora de temperar a salada, a versatilidade pode ser uma grande aliada. Um bom azeite já consegue adicionar muito sabor ao prato, mas experimente saborizá-lo com ervas aromáticas, como manjericão e alecrim.

Outra maneira de temperar para dar um sabor gourmet é criar molhos diferentes. Para quem gosta de acidez, um tempero mais asiático com limão, vinagre de arroz e molho de soja é uma ótima pedida. Molhos cremosos à base de maionese ou queijo podem elevar os sabores a um novo patamar, mas é preciso ter cuidado com as calorias! Para aqueles que curtem um tempero agridoce, um molho de mostarda e mel faz a refeição ficar uma delícia. Variar o molho pode despertar novas sensações gustativas, mas fique atento à dica: acrescente o tempero apenas na hora de servir, senão a salada pode murchar e perder seu frescor.

Brinque com texturas

Outra forma interessante para variar os sabores é experimentar novas texturas. Acrescentar algo crocante ou macio à salada pode torná-la ainda mais deliciosa. Pode-se adicionar castanhas picadas, como a de caju ou a do pará, ou cubos de queijos, do tipo frescal ou gorgonzola. A quinoa, queridinha do mundo fitness, também adiciona uma textura diferente ao prato, além de trazer todos os benefícios nutricionais. Abacate picado também pode dar um toque diferente já na primeira garfada.

Brincar com as texturas é uma ótima maneira de evitar que o prato fique sempre com o mesmo gosto. Mas vale novamente o aviso: cuidado para não adicionar ingredientes em excesso e elevar o valor calórico da salada.

Fuja do lugar-comum

Quem disse que a salada só pode ser servida fria? Ou que o arroz só combina com o feijão? Fugir do lugar-comum é uma excelente maneira de criar uma salada gourmet. Experimente uma salada quente, feita com legumes grelhados ou com uma massa integral. Acrescentar frutas secas, como o damasco, também pode dar aquele toque extra que faltava.

Para mudar os ares, experimente folhas nobres como a endívia e o radicchio, ou prove legumes menos conhecidos como o rabanete e o aspargo. Misturar um pouco de arroz integral ou grão-de-bico cozidos aos legumes e verduras pode ajudar a manter a saciedade por mais tempo. Para fazer da salada uma refeição completa, adicione também uma fonte de proteínas, como frango desfiado, camarão grelhado ou kani.

Viu só como criar uma salada gourmet em casa não é tão complicado? Abuse das cores, experimente novos alimentos e brinque com texturas para dar um sabor especial à comida de todo dia. Mas é importante evitar os alimentos calóricos e usar pouco sal. E lembre-se de guardar a salada na geladeira para mantê-la fresquinha.

Agora é só aproveitar as dicas para se aventurar na cozinha e preparar receitas cheias de cores e sabores. Veja também como montar pratos iguais aos dos restaurantes e faça das suas refeições um momento sempre incrível!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.