(x) dicas para tornar seu tempo mais produtivo e gerar mais resultados

4 dicas para tornar seu tempo mais produtivo e gerar mais resultados

Pagamentos, reuniões com equipes, conquista de clientes e organização de tarefas são apenas algumas das principais atribuições de um líder. Na tentativa de conseguir cumprir tantas demandas, a gestão do tempo se torna seu pior inimigo. Um gestor sabe que não é a quantidade de horas que define um bom dia de trabalho, já que nem sempre trabalhar mais significa ter produtividade.

Hotel em SumaréPowered by Rock Convert

No final, durante a avaliação de resultados, uma rotina bem organizada é a principal estratégia para aliar a vida profissional e pessoal e trazer ganhos para o negócio. E para ajudar a criar estratégias e tornar o seu tempo mais produtivo, reunimos 4 dicas essenciais que trarão resultados positivos para o seu empreendimento. Descubra a seguir!

Organize o seu ambiente de trabalho

Seja em um escritório ou no modelo home office, é essencial que um líder tenha um espaço exclusivo, limpo e silencioso para começar a realizar as suas atividades profissionais. Descarte objetos sem uso e mantenha os mais utilizados sempre à mão, use cores na decoração que estimulem a criatividade, e não descuide da limpeza da sua mesa de trabalho.

É cientificamente comprovado que ambientes agradáveis estimulam a produtividade, além de passarem uma mensagem positiva para os seus colaboradores e clientes. Outra dica importante é manter essa organização com documentos, arquivos de computador e contatos importantes. Separar pastas nomeadas por demandas e interesses ajuda a não perder tempo ao procurar algo importante.

Tenha uma agenda

Ter uma agenda, organizada por datas, é essencial para um gestor. Nela deve conter todas as demandas e pendências a serem realizadas durante o dia, ou semana, além de contatos importantes. Muitos programas e aplicativos específicos para a organização de atividades profissionais também estão disponíveis online.

É importante que ao final do dia anterior sejam listadas todas as atividades urgentes, que precisam ser resolvidas nas primeiras horas de trabalho do dia seguinte, e em seguida as outras tarefas que podem ser refeitas ao longo do tempo. Essa é uma forma de se disciplinar, a fim de evitar a procrastinação e o esquecimento.

Se afaste das distrações

A tecnologia e a internet vieram para facilitar a vida de profissionais, mas podem ter um efeito reverso caso não sejam bem utilizadas. Tenha um celular destinado exclusivamente para o seu trabalho e um para assuntos pessoais. E avise aos familiares e amigos que ligações são apenas para emergências. Caso não possa manter o aparelho desligado, coloque-o no modo silencioso e evite utilizar aplicativos de mensagens instantâneas e outras redes sociais.

O mesmo vale para sites. Ao acordar, reserve uma hora do seu dia para acompanhar e atualizar as suas redes sociais e ver os seus blogs favoritos, e depois se concentre nas demandas profissionais. Se for preciso, use programas que bloqueiam o acesso a determinados sites. Muitas vezes, aquela “olhadinha rápida” no Facebook pode levar horas e comprometer toda a produtividade do seu dia.

Separe a vida pessoal da profissional

Amizades e boas relações são essenciais para manter um bom ambiente de trabalho e melhorar a produtividade da sua equipe. Elogios e gratificações podem trazer bons frutos na avaliação dos resultados da empresa. No entanto, é preciso que o gestor consiga diferenciar relações profissionais e pessoais.

Conversas sobre assuntos que não fazem parte da rotina de trabalho, além de atrapalharem a concentração e gestão de tempo produtivo, podem trazer sérios problemas no futuro. Não é incomum que funcionários e até mesmo líderes sejam demitidos ou tenham a imagem afetada por conta de assuntos externos.

O mesmo vale para problemas pessoais e familiares. Ao iniciar suas atividades profissionais, evite perder tempo com assuntos que você não poderá resolver naquele momento, seja uma conta atrasada, um filho doente ou um namoro rompido. Separar as demandas da sua vida pode aumentar a sua produtividade em cada uma delas e trazer os resultados esperados mais rápido do que você imagina.

Pronto para começar a tornar o seu tempo mais produtivo? Compartilhe suas dúvidas conosco e não deixe de acompanhar as novidades da nossa newsletter!

Comments are closed.