Tipos_de_trajes_saiba_qual_o_ideal_para_cada_tipo_de_evento.jpg.jpeg

Tipos de trajes: saiba qual o ideal para cada tipo de evento

Muitas vezes, escolher trajes para cerimônias pode ser uma tarefa das mais árduas. Afinal, é preciso saber conciliar sua roupa com o evento e, assim, se apresentar de maneira condizente sem perder a elegância.

Pensando nessas dificuldades, vamos te ajudar nessa tarefa dando algumas dicas sobre os diferentes tipos de trajes, suas possibilidades, quando devem ser usados e outras dúvidas frequentes sobre o tema. Acompanhe!

Tipos de trajes para eventos

Esporte

Dentre os diferentes tipos de traje, esse é o menos formal. Costuma ser demandado para eventos mais corriqueiros, como aniversários, batizados, churrascos de empresa e almoços.

A regra aqui é investir na roupa do cotidiano, como a tradicional calça jeans, camisa polo, sapato casual e suéter. De um modo geral, esse tipo de traje é para eventos que ocorrem durante o dia, permitindo o uso de peças curtas e leves, como bermudas e saias.

Para os homens, uma boa opção para compor um vestuário esporte é a calça de sarja combinada com uma camisa de tecido ou polo. Se estiver frio, um suéter ou blazer cai bem. Nos pés, opte pelos chamados sapatênis ou por sapatos casuais.

No caso das mulheres, vestidos leves, com estampas floridas, são apostas certeiras. Calças lisas ou estampadas e bermudas também podem ser boas opções. Acessórios devem ser discretos, assim como a maquiagem. Já para as bolsas, a regra é inversa: invista nos modelos médios e grandes, de preferência coloridas.

Peças com muito brilho, decotes profundos e saltos muito finos e altos devem ser evitados porque esses eventos pedem uma aparência mais fresca, leve e diurna.

Esporte fino

Também chamado de passeio ou tenue de ville, o traje esporte fino é um meio-termo entre o esporte e o social. Nem tão informal como o primeiro, nem tão formal como o segundo, costuma ser o indicado para coquetéis, almoços, conferências, jantares informais e exposições.

Para eventos diurnos, calças sociais ou de brim acompanhadas de camisas de tecido são boas opções para os homens. Um blazer completa o visual, dando o toque de maior formalidade ao conjunto.

Se optar por um terno, certifique-se de que sua tonalidade seja mais clara caso o evento seja diurno. Nos pés, sapatos sociais de bicos arredondados. Já em eventos noturnos, o ideal é apostar no conjunto terno, gravata e sapato social.

Para as mulheres, o horário do evento também será importante para a definição do traje. Se for um evento diurno, pode apostar sem maiores dúvidas em túnicas, tailleurs com calça, saias ou calças pantalonas. Caso se trate de evento noturno, o tradicional vestido preto básico, que vai até a altura dos joelhos, é clássico e nunca sai de moda. Para compor o look, bolsas e sapatos de tamanho médio.

Para eventos com esse tipo de dress code, peças em jeans não são recomendadas.

Social

Também conhecido como passeio completo, o traje social é a mais formal dentre as opções usuais de trajes. Costuma ser obrigatório em casamentos, formaturas, premiações, concertos, reuniões e eventos corporativos.

Para os homens, há pouca dúvida. Terno (calça, paletó e colete), de preferência liso e escuro, camisa social clara, gravata em estampa tradicional, cinto e sapato social. O costume (calça e paletó) também pode ser usado.

O guarda-roupa feminino, por outro lado, tem mais possibilidades, como vestidos longos para noite (ou pouco mais curtos, para eventos diurnos) e tailleurs, sempre em tecidos nobres.

Diferentemente do traje esporte, aqui as fendas e decotes profundos são permitidos, mas sempre respeitando a seriedade do evento.

Para compor, vale abusar das joias. Já as bolsas devem ser em modelos menores. Penteados e maquiagem bem trabalhados complementam o look.

A rigor

A última modalidade é a do chamado traje a rigor, também chamado de traje de gala ou black tie. É indicado para eventos muito específicos, em que o glamour dá o tom, como casamentos luxuosos, bailes de gala e grandes premiações. Um bom exemplo disso é a cerimônia do Oscar.

Mais uma vez, não há dúvida para os homens. Aposte no smoking, principalmente na cor preta, com cetim na lapela do blazer. A gravata deve ser no estilo borboleta e preta, combinando com a faixa da cintura. Os sapatos em verniz ou couro também devem ser pretos e muito bem lustrados.

Para as mulheres, vestidos longos, com comprimento abaixo do tornozelo e sofisticados. Tecidos como a seda pura com bordados em pedraria dão o tom para o evento. A variação se dá no uso de decotes, fendas ou transparências. O sapato de salto é imprescindível.

Enquanto as joias e demais complementos devem ser exagerados, as bolsas devem ser mínimas, valendo apostar apenas em carteiras e clutches. Assim como no caso do look social, aqui o cabelo e a maquiagem também merecem cuidados especiais.

Perguntas frequentes sobre tipos de trajes

Agora que já explicamos e exemplificamos cada tipo de traje, vamos responder as 5 dúvidas mais comuns na hora de escolher o look ideal, principalmente em relação aos dois últimos tópicos:

Como escolher o traje certo para os pais dos noivos?

A primeira regra aqui é que os pais nunca podem estar mais elegantes que os filhos. Para a mãe, isso pode ser mais fácil, já que toda a atenção dos preparativos vai para a noiva.

Já o pai deve usar, no máximo, o mesmo que o noivo estiver usando. É muito comum que o noivo use fraque, por exemplo, e o pai e outros convidados vistam meio fraque.

Quando e como usar gravata?

Respondendo à primeira parte da pergunta, uma gravata deve ser usada sempre que a formalidade do evento pedir: cerimônias que exigem traje social noturno e a rigor, casamentos, bailes, batizados (padrinho), posses e como dress code de algumas empresas.

Para a segunda parte, recomendamos o uso da gravata de formato mais largo. Ela fica boa em todos os tipos de corpos. Usar tons que contrastem com a camisa e até misturar estampas (com bom senso, claro) deixam o visual ótimo. Para facilitar, vista uma camisa lisa e clara por baixo.

Quais as cores proibidas para as convidadas de um casamento?

Pode parecer óbvio, mas algumas convidadas não sabem como escolher a cor de seu vestido. Tons de nude, off-whitechampagne, bege ou qualquer outro que se aproxime do branco é proibido em casamentos, deixando todas essas cores exclusivamente para a noiva.

Há quem diga que o preto também deve ser evitado (já que lembra o luto), mas essa regra só vale para quem subir ao altar. Para as convidadas, está liberado. Uma opção que combina muito com a elegância da ocasião é a transparência.

Qual o comprimento ideal do vestido de baile de formatura?

Para a formanda e sua mãe, o mais recomendável é o vestido longo, que pode ter vários estilos e cores. Já para as convidadas, o leque se abre a longos, longuetes e até vestidos curtos são aceitos ― desde que sejam bem sofisticados.

E a roupa para a colação de grau?

Aqui, a escolha fica no meio-termo entre o conforto e a sofisticação, já que, mesmo que a roupa fique escondida, é comum retirar a beca para comemorar em algum restaurante.

Para as convidadas, vale a mesma regra: evite roupas informais demais, como peças jeans.

Em suma, saber escolher as melhores opções de trajes para eventos é fundamental para fazer bonito diante dos seus convidados, nas diferentes ocasiões.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de trajes, não terá mais dúvidas na hora de se vestir com elegância em qualquer tipo de evento. Gostou de nossas dicas? Recomenda alguma peça específica para festividades que não foi citada? Conte para a gente nos comentários!

5 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *