manual-do-viajante-como-aprender-ingles-em-um-intercambio.jpeg

Manual do viajante: como aprender inglês em um intercâmbio?

Banner ViagensPowered by Rock Convert

Fazer um intercâmbio é um sonho que pode abrir portas. Desde a vivência em um país estrangeiro até o domínio de uma segunda língua — normalmente o inglês —, tudo é muito enriquecedor. Mas você sabe como um manual do viajante pode ajudar você a tirar melhor proveito dessa experiência?

Para quem não pode passar vários meses no exterior, existem programas que permitem estudar o idioma por um mês em um país onde ele é nativo. Mas essa viagem deve ser planejada, para que tudo ocorra bem e você retorne com seu nível de inglês bastante elevado.

Se você pretende aprender inglês em um intercâmbio, continue a leitura deste manual do viajante e confira as dicas que preparamos para você!

Como planejar um intercâmbio?

É comum as pessoas ficarem um pouco confusas quando precisam planejar uma coisa tão importante quanto um intercâmbio. Porém, com as dicas a seguir, esse processo não só será mais fácil, como prazeroso.

Defina um objetivo

Nem todos os intercâmbios são iguais. Algumas pessoas desejam só aprender a língua. Outras querem trabalhar e estudar. Há ainda aquelas que gostariam de fazer um curso de qualificação profissional no país de destino. Para tirar bom proveito da sua experiência, é importante saber bem qual é o seu caso.

Faça um planejamento financeiro

O intercâmbio é um investimento na sua carreira e em você mesmo; portanto, demandará investimentos. Faça uma pesquisa prévia e um levantamento da quantia necessária para realizá-lo. Depois, organize suas finanças de forma a alcançar o objetivo.

Escolha o país e a cidade

Além da língua, há outros fatores que influenciam nessa decisão. O clima, os costumes, a culinária e os pontos de interesse da cidade e do país são apenas alguns deles. Considere tudo o que é prioridade para você antes de se decidir por um destino.

Procure uma agência de intercâmbio

A contratação de uma agência tornará o processo mais fácil. Além disso, você terá assistência especializada, caso haja algum imprevisto. Pesquise e peça recomendações a pessoas que conhece para escolher uma empresa idônea e competente.

Providencie a documentação necessária

O último passo é providenciar os documentos. Verifique se o seu passaporte está em dia e se há necessidade de visto para o país de destino e outros documentos, como o certificado internacional de vacinação. Faça isso com antecedência, pois algumas dessas coisas podem demorar.

Como um intercâmbio pode ajudar a aprender a língua?

Só o fato de estar em um país que fala uma língua diferente já é uma experiência que proporciona um aprendizado rápido. Mas você ainda pode ir mais fundo nessa vivência e tirar um proveito maior do seu intercâmbio. O mais importante é criar vários pontos de contato com a língua e a cultura locais.

Uma forma de fazer isso é se envolver com os nativos, em vez de ficar só com a comunidade de estrangeiros. Para isso, faça atividades em grupo que proporcionem a socialização. Aulas e esportes são ótimos nesse sentido.

Outra boa dica é deixar o individualismo de lado por um mês e aproveitar as acomodações coletivas. Falar com o seu colega de quarto em inglês será mais uma oportunidade para praticar.

Durante as aulas de inglês, deixe a timidez de lado e tente se arriscar. O aprendizado é ainda maior quando você comete erros e consegue corrigi-los. Portanto, não tenha medo de errar. Como diz o ditado, quem não arrisca, não petisca.

Se bem aproveitado, um intercâmbio pode equivaler a um ou até dois semestres inteiros de um curso de inglês convencional no seu próprio país. Até mesmo pessoas que não falam ou têm um nível muito básico do idioma conseguem fazer grandes progressos. Então, se você tem esse sonho, aproveite as dicas do nosso manual do viajante e comece já a planejar a sua próxima aventura!

Nossas redes sociais contam com muitos outros conteúdos interessantes. Siga-nos no Twitter, LinkedIn e Facebook!

Banner empresasPowered by Rock Convert

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.