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Entenda as principais diferenças entre workshop e curso corporativo

Os eventos fazem parte do cotidiano organizacional, pois representam uma técnica estratégica para atingir objetivos de desenvolvimento profissional, como integrar a equipe, ensinar um conceito, propagar a marca e tornar a empresa mais conhecida. Workshop e curso corporativo são tipos bem recorrentes na agenda de uma empresa, mas ainda há muita confusão relacionada à conceituação desses dois eventos.

Ambos podem ser utilizados no ambiente organizacional. Entretanto, o curso corporativo é voltado para a formação e profissionalização de pessoas. Já o workshop tem o objetivo de promover o aprimoramento de um conhecimento já adquirido, por meio do desenvolvimento de atividades práticas relacionadas.

Quer entender melhor essas diferenças para não errar na hora de decidir entre um e outro? Leia mais!

O que é um curso corporativo?

O curso tem o foco na abordagem teórica, ou seja, o palestrante (ou instrutor) apresenta os seus conhecimentos para os convidados de uma maneira mais formal. O grande objetivo do curso corporativo é profissionalizar as pessoas para o desenvolvimento de determinado assunto.

Os cursos podem durar horas, dias e até meses. Isso depende da amplitude dos conhecimentos que se quer transmitir, do objetivo da empresa ao promover o curso, do nível de conhecimento prévio dos participantes e também da complexidade do tema central.

Dicas para organização de um curso

Os materiais necessários para a realização de um curso são (normalmente) aparelho de som, microfone, telão para apresentação, datashow, caneta e papel para os participantes.

O local varia de acordo com o conceito do evento e número de convidados. Contudo, como o curso normalmente possui uma duração maior, o ideal é escolher um local aconchegante e que acomode todos os convidados sentados confortavelmente. Um ambiente com ar-condicionado, boa iluminação e sonorização de qualidade também faz toda a diferença.

O que é um workshop?

O workshop é um evento que muito se assemelha a uma oficina. O palestrante (técnico, professor, coordenador) repassa os seus conhecimentos sobre determinado assunto, mas de uma maneira que estimule mais o aprendizado prático. Em outras palavras, além de conceitos teóricos, o palestrante ensina a “colocar a mão na massa”. Assim, os participantes saem do evento com uma bagagem prática.

A duração do workshop varia normalmente de uma até oito horas. Ou seja, muito facilmente você consegue realizar esse tipo de evento em um único dia.

Dicas para organização de um workshop

Os materiais necessários variam de acordo com o tema e objetivo do evento. Por exemplo, se o seu workshop tem como foco o ensinamento de “receitas de bolos sem glúten”, vai precisar disponibilizar uma bancada com utensílios e ingredientes para que todos os participantes consigam realizar o passo a passo da receita.

A escolha do local ideal é essencial para tornar o evento agradável para todos. Ainda usando o exemplo anterior, se você escolher um ambiente que não tem uma boa estrutura de cozinha, certamente o seu evento não será bem organizado, não é? Então, o local ideal precisa ter os aparelhos necessários para que os convidados aprendam os conceitos só que praticando.

Quais as principais diferenças entre workshop e curso corporativo?

Para facilitar o entendimento, trouxemos um quadro comparativo de ambos conceitos.

Tipo de evento Objetivo Duração Materiais Local
Workshop Ensinar conceitos com atividades práticas. 1 a 8 horas Específicos de acordo com o tema. Específico de acordo com o tema.
Curso corporativo Ensinar a teoria de algum conceito. Semanas, dias, meses. Microfone, som, iluminação, datashow e acomodações confortáveis. Com capacidade para acomodar todos confortavelmente.

 

Como vê, workshop e curso corporativo são importantes no universo organizacional e trazem benefícios para o treinamento e desenvolvimento das atividades da empresa no mercado. Conhecer as suas principais diferenças é essencial para acertar no formato ideal aos propósitos de treinamento e engajamento da empresa.

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