4-dicas-de-cardapio-tematico-para-evento-corporativo.jpeg

4 dicas de cardápio temático para evento corporativo!

De nada adianta reservar um hotel com infraestrutura diferenciada, mas pecar em outras áreas, como na contratação dos palestrantes, concorda? Lembre-se de que, para oferecer uma experiência marcante para os convidados, é importante pensar em todos os aspectos. Cada detalhe deve ser considerado, para que, assim, seja possível concretizar um evento corporativo harmonioso e inesquecível.

É nesse sentido que surge a importância de elaborar um cardápio estruturado, que dialogue diretamente com a proposta do evento. Não se esqueça, aqui, de analisar bem o perfil do público e, claro, as eventuais intolerâncias alimentares.

Para não ter erro, o ideal é apostar em um menu eclético, que atenda os diversos paladares — desde itens veganos, até mesmo, pratos mais suculentos, não deixando de lado os doces. Outro ponto importante, é casar o tema da ocasião com a proposta do menu. Então, quer algumas dicas de como montar um cardápio temático para evento? Continue a leitura!

Quais são as opções de cardápio temático?

Veja algumas boas opções para servir no seu evento corporativo. Confira!

1. Frutos do mar

Se for um evento corporativo mais sofisticado, é preciso pensar em um cardápio diferenciado, que corresponda às expectativas do encontro como um todo. Que tal, então, apostar no buffet de frutos do mar?

Bacalhau, carne de siri, camarão, lula, marisco são opções de dar água na boca, tornando o evento ainda mais atrativo. São tantos sabores e texturas, que sem sombra de dúvidas, algum fruto do mar vai agradar o público presente. Vale a pena, inclusive, misturar vários e preparar uma saborosa moqueca.

Para não ter erro, certifique-se de que o fornecedor dos alimentos é de confiança e apresenta produtos de qualidade. Afinal, você não quer correr o risco de ter que lidar depois com uma intoxicação alimentar. Lembre-se de que as refeições devem ser frescas.

2. Finger Foods / Comida de botecos

No quesito aperitivo, os pratos no estilo finger food representam uma excelente alternativa. O motivo? Como o próprio nome sugere, eles podem ser consumidos diretamente com as mãos, o que significa mais praticidade. Afinal, dispensa o uso de talheres e louças.

Além do mais, eles são servidos em miniporções ou minipotinhos, o que contribui com a redução do desperdício de comida. Não à toa, o tipo finger food está super em alta nos eventos, principalmente corporativos, já que são elegantes e versáteis.

Vale frisar, nesse contexto, que existe um leque de possibilidade de alimentos que se encaixam nesse quesito. Escondidinhos de carne seca e caldos servidos em pequenas cumbucas, são apenas alguns exemplos. Comidas de boteco também são alimentos que entram bem na proposta de finger foods.

3. Buffet americano

O buffet americano, conhecido também como self-service, é sinônimo de praticidade, uma vez que os convidados vão ter a opção de se servir de acordo com suas preferências e na quantidade que desejar.

O diferencial dessa alternativa é que as pessoas podem ir para uma mesa ou permanecer em pé, enquanto desfrutam de doces e quitutes. Importante ressaltar que o buffet americano é mais indicado para eventos mais informais. Nesse sistema, você pode variar bastante no cardápio, considerando o estilo do público.

4. Comidas regionais

Imagine proporcionar aos convidados uma noite inesquecível regada com bons negócios e um jantar baseado na cozinha italiana. Risoto, pizza, bruschetta, carpacio e calzone estão na variada lista de comidas típicas do país. Gostou da ideia? Saiba que essa é apenas uma das possibilidades.

O cardápio temático pode se basear em pratos regionais, oferendo um momento indescritível para o público. Vale desde um almoço mexicano, até mesmo, um jantar espanhol ou japonês.

Não existe um certo ou errado aqui. Abuse da criatividade para desenvolver um menu realmente atrativo, que faz jus ao evento corporativo.

O que analisar para montar o cardápio temático ideal?

Tão importante quanto pensar no tema do buffet, é observar algumas questões que vão interferir na escolha. Quer saber quais são os pontos que merecem atenção extra? Confira!

Horário do evento

Não faz o menor sentido investir em pratos italianos, que consistem sobretudo em massas, se o evento for na parte da manhã, concorda? Nesse caso, o mais adequado é apostar em um cardápio mais leve, como sucos, frutas, água aromatizada, sanduíches naturais e outros alimentos que são consumidos no desjejum.

Por isso, é fundamental analisar qual será o período de realização do evento corporativo. Afinal, isso influenciará diretamente no momento de montar o cardápio, uma vez que as características de um encontro idealizado de manhã são bem diferentes de um jantar, por exemplo.

Duração

Outro aspecto importante é a duração do evento. Ele vai ser breve ou se prolongará durante todo o dia? Se for alguns poucos minutos, o mais sábio é fazer apenas um brunch, termo que teve origem na Inglaterra e diz respeito a um café tardio, que se uniu ao almoço. Ou seja: é uma única refeição, mais reforçada, que mescla itens do café da manhã, assim como pratos do almoço.

Agora, se for se estender por todo o dia, é necessário oferecer mais de um estilo de buffet. Pode-se, por exemplo, servir um almoço e depois um coffee break entre os intervalos do congresso, da palestra e afins.

Por isso, é essencial saber a quantidade de tempo que os convidados vão passar no evento corporativo. Somente assim, será possível definir o cardápio e também a quantidade de alimento necessária.

Sofisticação

O evento será mais descontraído ou repleto de glamour? Cada situação requer um buffet distinto. Então, antes de bater o martelo em relação ao menu, certifique-se sobre a formalidade da ocasião.

Além do mais, verifique a questão do local. Um evento corporativo realizado em um ambiente urbano necessita de um cardápio diferente de um evento organizado na própria empresa.

Nesse sentido, vale a pena analisar a possibilidade de idealizar o evento em um empreendimento hoteleiro. O Fildi Hotel, localizado na região de Sumaré, em São Paulo, é uma excelente opção. Com um complexo de eventos diferenciados, o estabelecimento oferece todo o suporte para que o seu evento seja impecável.

Gostou do conteúdo e quer mais dicas de como fazer um cardápio temático para evento, que fortaleça a imagem da sua marca? Basta assinar a nossa newsletter. Assim, você terá acesso a informações exclusivas!

Comments are closed.