historia-de-sumare-de-sesmarias-para-regiao-industrial-de-sp.jpeg

História de Sumaré: de sesmarias para região industrial de SP

Sumaré é um importante município do estado de São Paulo, mais especificamente da região metropolitana de Campinas. A cidade, como muitas outras do Sudeste, começou devido à cultura do café, mas foi impulsionada pela industrialização, que até hoje é sua característica marcante.

Vai visitar Sumaré e quer conhecer mais sobre a história desse local? Então, acompanhe abaixo uma linha do tempo sobre o município.

Século XVIII

A primeira povoação na região foi a Vila São Carlos de Campinas (atual cidade de Campinas). Ao redor dela, a terra disponível foi dividida em sesmarias (terrenos doados pelo governo português a pessoas influentes).

Nesses terrenos, que antes não tinham nenhum tipo de cultivo, foram construídas fazendas onde um produto promissor passou a ser plantado: o café.

Século XIX

Em 1868, foi inaugurada, próxima a algumas fazendas, uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Sant’Anna. Esse evento é considerado, historicamente, como a fundação de um vilarejo onde, atualmente, está a cidade de Sumaré. Na época, porém, o local era conhecido pelo nome “Quilombo”.

No final do século XIX, o vilarejo começou a presenciar o progresso, com destaque para a implantação de uma estação de trem. O projeto foi feito pelo engenheiro Antônio Pereira Rebouças Filho e, com isso, o nome do povoado acabou mudando para Rebouças, adotando o sobrenome dessa ilustre figura.

Século XX

Em 1945, devido a uma lei que proibia duas cidades com o mesmo nome (já havia uma Rebouças no Paraná), a população elegeu o nome Sumaré para a localidade. Esse nome designa um tipo de orquídea típica da região. Em 1953, Sumaré passou a ser um município autônomo, desligando-se de Campinas.

Até os anos 1950, a população que vivia em Sumaré era, basicamente, de imigrantes de Portugal e Itália. A principal atividade econômica era a agricultura (ainda o café), e o comércio também estava presente (desenvolveu-se, em especial, próximo à estação de trem).

Depois dos anos 50, pessoas vindas de outras regiões do Brasil começaram a habitar a cidade. A industrialização estava crescendo muito nessa época, atraindo trabalhadores. Em Sumaré, as indústrias produziam, principalmente, sabão, tijolo e bebida. Outra atividade que se expandiu nesse período foi a extração de madeira.

Século XXI

O século atual começou com a cidade integrando a região metropolitana de Campinas, que engloba 20 municípios, entre eles, as cidades turísticas de Holambra (cidade das flores) e Vinhedo (para quem gosta de vinho).

Essa região se destaca, hoje em dia, a nível estadual: é a segunda com maior população (3,1 milhões de pessoas) e contribui para 8,1% do PIB do estado. A nível nacional, também tem sua importância: é pelo Aeroporto de Viracopos que entra a maior parte das importações feitas pelo país.

Atualmente, Sumaré tem mais de 270 mil habitantes e, apesar de ser um dos menores municípios da região metropolitana de Campinas, é uma área muito produtiva (com PIB estimado, em 2014, de mais de R$11 milhões).

Região Industrial

A presença de indústrias de grande porte continua favorecendo o desenvolvimento da cidade. Os ramos que mais se destacam são a metalurgia e as indústrias química, elétrica e têxtil. Na cidade estão empresas como 3M, Honda, Pirelli e Amanco.

Turismo e cultura em Sumaré

A proximidade com São Paulo e Campinas, além da infraestrutura e ampla oferta de serviços, impulsiona e faz da cidade uma excelente opção para o turismo de negócios.

Entre os atrativos culturais de Sumaré, destacam-se a Festa das Nações, que celebra a culinária e tradições de diferentes países, a Festa em Louvor de Sant’Anna e o Sumaré Rodeio Festival.

Já os pontos turísticos que vale a pena conferir são: o Conjunto Ferroviário, a Igreja do Bom Jesus, o Seminário de Nova Veneza, o Moinho Universal e a Chaminé do Antigo Alambique. Quem não abre mão da natureza pode passar pelo Horto Florestal e pela Represa Marcelo Pedroni.

Pronto para desfrutar de sua viagem a trabalho ou a lazer em Sumaré? Com certeza optar por essa cidade será uma boa ideia. Se você gostou de saber mais sobre o local, compartilhe este texto nas redes sociais para que mais gente confira essas informações!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *